Hanseníase: Portugal anota casos e atribui a pessoas vindas do Brasil
Doença está erradicada do país europeu, mas casos diagnosticados em março e abril colocaram autoridades sanitárias em alerta
atualizado
Compartilhar notícia
A hanseníase, doença que foi erradicada em Portugal, voltou a aparecer em casos importados do Brasil. Registrados entre março e abril, os casos mereceram um comunicado da Direção-Geral de Saúde, equivalente ao Ministério da Saúde no país europeu, na quinta-feira (20/04).
A imprensa portuguesa noticiou que um dos casos é de uma mulher brasileira que foi viver no Arquipélago da Madeira em janeiro deste ano. Já o segundo caso é de um português residente em Porto que contraiu a infecção em uma viagem ao Brasil realizada no último mês.
Em comunicado à imprensa, a DGS afirmou que o país registra até seis casos por ano, mas que a doença segue sendo considerada erradicada por não haver transmissão comunitária.
O que é a doença?
A hanseníase é uma doença bacteriana infecciosa e contagiosa, mas que possui evolução lenta e tem tratamento. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo país do mundo onde mais se registram casos de hanseníase. Em 2022, houve um aumento de 57,4% no número de casos registrados, com 18 mil novos doentes.
A bactéria da doença pode ficar incubada no organismo por até 20 anos antes de os sintomas aparecerem. O contágio exige contato prolongado entre as pessoas.
O principal sintoma da hanseníase é o surgimento de manchas de cores variadas em diferentes partes do corpp, que geralmente estão associadas a uma perda de sensibilidade ao toque e à dor, além de terem uma temperatura diferente.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.