metropoles.com

Hanseníase: Portugal anota casos e atribui a pessoas vindas do Brasil

Doença está erradicada do país europeu, mas casos diagnosticados em março e abril colocaram autoridades sanitárias em alerta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Medico analisa amostras coletadas na pele de paciente - Metrópoles
1 de 1 Medico analisa amostras coletadas na pele de paciente - Metrópoles - Foto: iStock

A hanseníase, doença que foi erradicada em Portugal, voltou a aparecer em casos importados do Brasil. Registrados entre março e abril, os casos mereceram um comunicado da Direção-Geral de Saúde, equivalente ao Ministério da Saúde no país europeu, na quinta-feira (20/04).

A imprensa portuguesa noticiou que um dos casos é de uma mulher brasileira que foi viver no Arquipélago da Madeira em janeiro deste ano. Já o segundo caso é de um português residente em Porto que contraiu a infecção em uma viagem ao Brasil realizada no último mês.

Em comunicado à imprensa, a DGS afirmou que o país registra até seis casos por ano, mas que a doença segue sendo considerada erradicada por não haver transmissão comunitária.

O que é a doença?

A hanseníase é uma doença bacteriana infecciosa e contagiosa, mas que possui evolução lenta e tem tratamento. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo país do mundo onde mais se registram casos de hanseníase. Em 2022, houve um aumento de 57,4% no número de casos registrados, com 18 mil novos doentes.

A bactéria da doença pode ficar incubada no organismo por até 20 anos antes de os sintomas aparecerem. O contágio exige contato prolongado entre as pessoas.

O principal sintoma da hanseníase é o surgimento de manchas de cores variadas em diferentes partes do corpp, que geralmente estão associadas a uma perda de sensibilidade ao toque e à dor, além de terem uma temperatura diferente.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?