Hálito com cheiro de fruta pode indicar complicação de diabetes
Parar de tomar insulina e não seguir a dieta podem causar complicações graves, como a cetoacidose diabética, em pacientes diabéticos
atualizado
Compartilhar notícia
Sem tratamento, pacientes com diabetes tipo 1 podem sofrer várias complicações graves decorrentes da falta de insulina no organismo. Uma delas é a cetoacidose diabética (CAD), que ocorre quando as reações químicas normais do organismo não funcionam devido ao pico de glicose no sangue, gerando acúmulo de ácidos chamados cetonas. Segundo o Manual MSD, a complicação pode causar coma e até a morte.
Uma das formas de identificar a CAD é pelo hálito: caso o paciente diabético exale um odor doce pela boca, pode ser que ele tenha a complicação. O cheiro frutado ocorre quando a acetona, que é um tipo de cetona sem função no corpo, está em excesso e é exalada.
Uma pessoa com diabetes estará mais propensa a ter CAD caso ela:
- Pare de tomar insulina;
- Pare de seguir a dieta, diminuindo a eficiência da insulina que está sendo reposta e precisando de ajuste na dose;
- Fique doente e o organismo esteja sob mais estresse.
Além do hálito doce, existem alguns outros sinais incomuns das complicações do diabetes, como:
1. Mau humor
Quando a doença está descontrolada, o paciente pode se sentir confuso, ansioso, irritado, impaciente ou fora de si. “Como há aumento e diminuição constante nos níveis de açúcar no sangue, algumas pessoas experimentam mudanças de humor como um sintoma precoce do diabetes”, diz a endocrinologista Sneha Kothari, consultora do Global Hospital, em Mumbai, para o site Health Shots.
O mau humor pode ser em decorrência da fadiga causada pelo diabetes. O cansaço, porém, é um sintoma comum da doença.
2. Formigamento
A diabetes pode danificar os nervos, geralmente dos pés, o que causa sensação de formigamento ou dor. Cerca de 10% a 20% das pessoas que são diagnosticadas com a doença apresentam algum dano nervoso relacionado à condição.
Contudo, a dormência é quase imperceptível nos estágios iniciais. Mas, com o tempo, a sensação é de formigamento elétrico nos pés, diminuição da sensibilidade ou do equilíbrio.
3. Problemas de pele
Uma das complicações do diabetes é uma condição conhecida como acantose nigricans (AN). Ela é caracterizada pelo surgimento de uma faixa escura de pele aveludada que aparece na nuca, palmas das mãos, axilas ou virilha.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.