Hábitos saudáveis podem evitar 30% dos casos de câncer de mama
Levantamento do Inca revelou que quase um terço dos casos de câncer de mama podem ser evitados com mudanças no estilo de vida
atualizado
Compartilhar notícia
Entre 2016 e 2020, o câncer de mama foi a principal causa de morte de mulheres no Brasil, representando 16,3% do total de óbitos no período. Nos últimos três anos, a média anual de novos diagnósticos da doença no país ultrapassou 66 mil. De acordo com levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% dos casos poderiam ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis.
A médica Larissa Ghermandi, da rede Sami, reforça que realizar exames com frequência, como mamografia, não garante necessariamente uma boa saúde e também não é uma forma de prevenção. “Para afastar fatores que podem desencadear a doença, é importante cuidar do corpo e da mente de forma preventiva, o que pode ser feito praticando atividades físicas e mantendo uma alimentação saudável. Além disso, é importante controlar o peso corporal”, explica a especialista.
Como prevenir a doença
O Inca destaca que a prevenção do câncer de mama se baseia no controle dos fatores de risco e no estímulo a atitudes protetoras. Segundo o instituto, as principais maneiras de prevenir a doença são:
- Controlar o peso corporal e evitar a obesidade;
- Manter uma alimentação saudável;
- Praticar exercícios físicos;
- Evitar o consumo de bebidas alcóolicas;
- Amamentar.
Saiba mais no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.