Bactéria comum pode estar ligada ao risco de Alzheimer. Entenda
Cientistas descobriram que a H.Pylori, uma bactéria presente em dois terços da população, pode estar relacionada ao risco de Alzheimer
atualizado
Compartilhar notícia
Cientistas canadenses da Universidade McGill descobriram que a bactéria H.pylori, presente no estômago de pelo menos dois terços da população mundial, pode estar ligada ao risco de desenvolver Alzheimer em adultos com mais de 50 anos.
O estudo foi publicado na revista científica Alzheimer’s & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association na quinta-feira (28/12). Foram analisados dados de mais de 4 milhões de pessoas registradas em um banco de dados do Reino Unido entre 1988 e 2019.
Indivíduos que tiveram infecção sintomática com H.Pylori apresentaram um risco 11% maior de desenvolver a demência. Os pesquisadores não sabem exatamente como as duas condições estão relacionadas. As chances de ter Alzheimer tiveram um pico de sete a 10 anos após a infecção, e diminuem depois disso.
O Helicobacter pylori (H.pylori) causa indigestão, gastrite, úlcera e pode estar relacionada a alguns casos de câncer de estômago.
“Esperamos que os resultados desta investigação forneçam novas informações sobre o papel potencial do H. pylori na demência, a fim de auxiliar no desenvolvimento de estratégias de prevenção, tais como programas de erradicação individualizados para reduzir infecções a nível populacional”, afirma o autor sênior do estudo, Paul Brassard, em comunicado.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!