metropoles.com

Gripe aviária: EUA relatam primeiro caso sem contato direto com animal

Os Estados Unidos contabilizam 14 casos de gripe aviária, mas este é o primeiro em que o paciente não teve contato com animais

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto de um idoso assoando o nariz com um lenço de papel em casa
1 de 1 Foto de um idoso assoando o nariz com um lenço de papel em casa - Foto: Getty Images

Autoridades dos Estados Unidos anunciaram na última sexta-feira (6/9) o primeiro caso de gripe aviária no país sem exposição direta conhecida a animais infectados. O diagnóstico foi feito em um paciente adulto no Missouri, que já enfrentava outros problemas de saúde.

O paciente foi hospitalizado no dia 22 de agosto, recebeu tratamento com antivirais e já se recuperou, tendo recebido alta, conforme informaram o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) e o Departamento de Saúde e Serviços para Idosos do Missouri.

Até agora, os Estados Unidos contabilizam 14 casos de gripe aviária (H5N1), mas este é o primeiro em que o paciente não teve contato com animais.

Segundo o departamento de saúde do Missouri, não houve registros de infecção por H5N1 em gado leiteiro no estado, embora algumas ocorrências tenham sido notificadas em aves selvagens e aviários comerciais ou domésticos.

Os casos anteriores no país, desde o primeiro em 2022, foram identificados entre trabalhadores do setor agrícola.

Gripe aviária

A gripe aviária A (H5N1) foi identificada pela primeira vez em 1996, porém, desde 2020, o número de surtos em aves aumentou drasticamente, acompanhando um crescimento também no número de mamíferos infectados.

De acordo com o Ministério da Saúde, as manifestações clínicas da gripe aviária podem variar desde uma leve infecção respiratória até a rápida progressão para pneumonia grave, desconforto respiratório e, em alguns casos, óbito.

Sintomas gastrointestinais, como náusea, vômito e diarreia, têm sido observados com maior frequência em infecções causadas por esse subtipo de influenza.

Os sintomas iniciais mais comuns incluem febre alta (acima de 38°C) e tosse, seguidos por dispneia ou dificuldade respiratória. Sintomas como dor de garganta e coriza são menos frequentes.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?