metropoles.com

Gripe aviária pode virar a próxima pandemia, afirmam cientistas

Aumento de transmissões em diferentes espécies e mutações do vírus provocam preocupação na comunidade científica e em representantes da OMS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Fotografia de um galinheiro lotado - Metrópoles - gripe aviária
1 de 1 Fotografia de um galinheiro lotado - Metrópoles - gripe aviária - Foto: Divulgação

Nos últimos dias, representantes da OMS e infectologistas de todo o mundo reforçaram a preocupação de que um dos vírus da gripe aviária, o H5N1, seja responsável pela próxima epidemia global.

Em coletiva de imprensa na quinta-feira (18/4), o cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Jeremy Farrar, afirmou que o monitoramento de casos de gripe aviária está mais forte devido à crescente quantidade de mamíferos que têm sido afetados pelo vírus.

“A grande preocupação é que este vírus ganhe a possibilidade de ser transmitido entre humanos. Temos de nos preparar e ter certeza de que se o H5N1 chegar a se transmitir assim, estejamos em posição de responder imediatamente com acesso equitativo a vacinas eficazes”, aconselhou Farrar.

No mesmo dia, em uma coletiva de imprensa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o diretor Jarbas Barbosa também apontou preocupação com um espalhamento da gripe aviária. “Os casos em pessoas ainda são incidentais, apenas para quem trabalha diretamente com as aves e acaba se contaminando, mas é preciso monitorar intensamente a expansão e já se preparar para eventualmente combatê-la”, afirmou.

Barbosa destacou que este salto entre as espécies também é fruto de mudanças climáticas e de um avanço de ocupação humanos em territórios que eram de vida silvestre. “É este contato constante e estas mudanças fruto de nosso impacto ambiental que estão potencializando essas chances”, indica.

Pesquisadores avaliam leões marinhos em praia - Metrópoles
Em 2023, leões marinhos morreram no Chile, Argentina e Peru infectados pela gripe aviária

Um estudo feito por cientistas europeus e que será apresentado no sábado (27/4) em Barcelona, na Espanha, mostrou que 57% dos infectologistas acreditam que um vírus da gripe como o H5N1 será o responsável pela próxima epidemia global.

A pesquisa entrevistou 187 infectologistas responsáveis por instituições de saúde de 57 países diferentes. Entre as outras preocupações: 21% apontou que uma doença desconhecida é a maior preocupação; 8% indicou um novo coronavírus. Outras respostas citadas foram o vírus da febre hemorrágica da Crimeia-Congo, o Ebola, o Nipah e o vírus da febre do Vale do Rift.

O que é a gripe aviária?

A gripe aviária é uma doença que acomete, principalmente, aves silvestres e domésticas após a infecção pelo vírus Influenza A dos subtipos H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2. A ocorrência de casos entre mamíferos e humanos nos últimos meses vem aumentando a preocupação mundial sobre a doença.

Em humanos diagnosticados até agora, a H5N1 sempre gerou formas assintomáticas da infecção ou sintomas leves, mas o vístus tem apresentado modificações sutis em alguns mamíferos encontrados, como um urso polar que morreu de gripe aviária.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?