Gripe aviária pode infectar gatos? Entenda os riscos
Nos EUA, por exemplo, 16 gatos foram contaminados em 2024, a maior parte deles em fazendas de gado leiteiro
atualizado
Compartilhar notícia
A gripe aviária pode infectar gatos, um dos mais queridos animais domésticos. Na verdade, ela pode infectar aves e diversos tipos de mamíferos, o que inclui humanos e outros tipos de animais domésticos. A variante H5N1 esteve causando grandes transtornos em muitos locais.
Na metade de 2023, o governo do estado de São Paulo chegou decretar emergência zoossanitária por causa da gripe aviária. Isso permitiu o uso, pelo governo do estado, de algumas verbas para combater a doença e evitar maior proliferação. A doença atingiu apenas aves silvestres.
Outros países, como os Estados Unidos, também têm que lidar com surtos do vírus H5N1 nos últimos anos.
O vírus pode infectar humanos, mas ainda não foi encontrada uma mutação dele que tenha permitido uma fácil proliferação entre pessoas, como o caso de outros tipos de vírus influenza. E, embora não seja de fácil contaminação em humanos, nós podemos ser contaminados com o vírus. A maior parte dos casos de proliferação desse vírus em específico para humanos ocorreram através de contatos diretos e constantes com animais infectados.
O vírus da gripe aviária, ou H5N1 é um tipo de vírus influenza. O nome técnico da gripe aviária é, inclusive, influenza aviária. A doença é considerada grave e altamente contagiosa em diversas espécies de animais.
Confira a reportagem completa em SoCientífica, parceiro do Metrópoles.