metropoles.com

Caso provável de gripe aviária: adolescente está em estado crítico

O adolescente é o primeiro caso provável de gripe aviária do Canadá. O estado de saúde dele pirou rapidamente desde os primeiros sintomas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Fotografia de um galinheiro lotado - Metrópoles - gripe aviária
1 de 1 Fotografia de um galinheiro lotado - Metrópoles - gripe aviária - Foto: Divulgação

Um adolescente do Canadá, possivelmente infectado com gripe aviária (H5N1), está internado em estado crítico em um hospital pediátrico da Colúmbia Britânica. Ele é apontado pelas autoridades de saúde como o primeiro caso humano provável da doença no país.

Testes para a confirmação da cepa específica da doença ainda estão em andamento. As hipóteses mais prováveis apontam para um caso de H5N1.

Durante uma coletiva de imprensa nessa terça-feira (12/11), autoridades de saúde informaram que o paciente apresentou os primeiros sintomas em 2 de novembro — incluindo conjuntivite, febre e tosse. Ele procurou atendimento médico na última sexta-feira (8/11) e acabou sendo internado nessa terça-feira com síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).

Em entrevista coletiva para a imprensa, a oficial de saúde da província da Colúmbia Britânica, Bonnie Henry, informou que o jovem era um adolescente saudável, sem condições pré-existentes. O paciente, no entanto, sofreu uma rápida deterioração de seu quadro clínico desde que apresentou os primeiros sintomas.

“Isso nos lembra que em pessoas jovens esse é um vírus que pode progredir e causar doenças bastante graves e a deterioração que mencionei foi bastante rápida”, disse Henry nessa terça-feira.

Imagem colorida mostra galinhas em granja - Metrópoles
Vírus H5N1, da gripe aviária, é mais frequente em pássaros, mas ocorre também em mamíferos

O gênero e a idade do adolescente não foram revelados para preservar a sua identidade. Sabe-se que ele não esteve em fazendas, mas teve contato com cães, gatos e répteis recentemente.

Cerca de 35 pessoas foram identificadas como contatos próximos do paciente e testadas, mas nenhuma fonte de infecção foi identificada até o momento.

Transmissão de gripe aviária para humanos

O risco de transmissão da gripe aviária H5N1 para humanos é considerado baixo pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até o momento não há o registro de transmissão entre pessoas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?