metropoles.com

Grávidas não vacinadas contra Covid têm mais complicações, diz estudo

Mortalidade de bebês de gestantes com Covid-19 foi 4 vezes maior; os falecimentos infantis estão relacionados a mães não vacinadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels/Reprodução
Barriga de grávida
1 de 1 Barriga de grávida - Foto: Pexels/Reprodução

Um estudo indicou que gestantes não vacinadas contra a Covid-19 possuem mais chances de ter complicações durante o parto. Ao todo, o levantamento analisou dados de quase 88 mil mulheres que ficaram grávidas na Escócia desde o início da campanha de imunização no país, em dezembro de 2020, até outubro de 2021.

Mortes perinatais são aquelas que ocorrem com o falecimento do bebê no útero após 24 semanas de gravidez ou nos primeiros 28 dias após o nascimento. O estudo mostra que a mortalidade de bebês nascidos de gestantes que estavam com Covid-19 há pelo menos 28 dias foi quase quatro vezes maior que a comum. As mortes infantis ocorreram apenas com mulheres que não estavam vacinadas no momento da infecção.

No período, foram aplicadas 25.917 doses da vacina contra a Covid-19 em mais de 18 mil gestantes. De acordo com os pesquisadores, a cobertura vacinal foi substancialmente menor em gestantes do que na população feminina geral de 18 a 44 anos — cerca de um terço das mulheres que deram à luz até outubro de 2021 apresentaram duas doses de vacina.

Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano:

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

Entre 1º de março de 2020 e 31 de outubro de 2021, foram confirmadas 5.653 infecções por Covid-19 durante a gravidez. A pesquisa aponta que, no geral, as taxas de infecção pelo Sars-CoV-2 no decorrer da gestação apresentaram padrões semelhantes aos da população feminina geral em idade reprodutiva, com picos de infecção em janeiro e setembro de 2021.

Segundo os autores do levantamento, as hospitalizações foram mais comuns em mulheres não vacinadas contra a Covid-19. O grupo representa 77% dos casos entre as que foram infectadas.

Gestantes totalmente imunizadas indicavam somente 3% das internações hospitalares e 1% das pacientes em UTIs. As mulheres que tinham o esquema vacinal incompleto foram responsáveis por 12% dos casos de coronavírus.

Segundo os cientistas, as taxas de infecção pelo Sars-CoV-2 têm sido consistentemente mais elevadas em gestantes residentes nas áreas mais carentes e em mulheres mais jovens. O estudo foi publicado na revista científica Nature Medicine e orientado por pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?