Governo fecha contrato para compra de mais 4,5 mil respiradores
Aquisição foi divulgada em entrevista coletiva nesta segunda-feira (13/04). Equipamento é fundamental para dar suporte aos casos graves
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, confirmou, em entrevista coletiva nesta segunda (13/04), que o governo federal conseguiu fechar mais um contrato para a compra de respiradores produzidos no Brasil. Serão adquiridos 4,5 mil produtos da empresa Intermed, totalizando 11 mil no total. O ministério havia fechado outro contrato, na semana passada, para a compra de 6,5 mil respiradores.
O equipamento de UTI é importante no tratamento de pacientes graves de coronavírus, e o Brasil estava tendo dificuldades de comprar da China, maior produtor de respiradores do mundo. De acordo com Gabbardo, em parceria com a indústria, foi possível aumentar a capacidade das fábricas brasileiras e o reforço será produzido em território nacional.
Dos 540 respiradores que já foram adquiridos pelo governo, 340 foram alocados e estão funcionando em vários estados. Dos equipamentos recuperados pela Polícia Federal, 30 foram encaminhados para Fortaleza, 20, para Manaus, e 10, para Macapá.
Gabbardo explica ainda que o Senai tem uma iniciativa de manutenção de respiradores quebrados. “Eles possuem uma série de engenheiros e técnicos capacitados, e muitos voluntários. Temos quatro mil respiradores precisando de manutenção e, para isso, vamos ter pontos em vários estados”, diz o secretário.
Segundo ele, desses, 599 equipamentos já foram encaminhados para a equipe de reparo: 90 estão em processo de calibração e 100 já foram reparados e devolvidos, aptos ao funcionamento, para os hospitais.