Governo fará campanha para esclarecer população sobre vacina da Covid-19
Objetivo da pasta é trazer segurança à população sobre a imunização a ser aplicada contra a infecção provocada pelo coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (19/11), o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou que a pasta fará uma campanha para informar a população sobre a vacina contra a Covid-19. O objetivo é convencer o brasileiro sobre a segurança da imunização.
A campanha deve começar a ser veiculada entre o final de dezembro e começo de janeiro e incluirá informações sobre a fabricação e o processo de produção de uma vacina.
Quando o ministério tiver definição sobre a vacina a ser aplicada na população, haverá mais uma campanha sobre grupos prioritários, dosagem e locais de aplicação.
De acordo com Medeiros, a ordem de imunização só será definida após os resultados da fase 3 dos estudos clínicos, a depender das características do imunizante adquirido. A pasta também não decidiu ainda se a vacina será oferecida durante o ano inteiro, de forma permanente, ou apenas durante a campanha de vacinação.
“Só teremos essa definição quando houver garantia de eficácia e segurança e registro na Anvisa. Até termos a vacina, cabe a cada um de nós manter as orientações para evitar o contágio. Ainda estamos vivendo um processo pandêmico”, afirmou o secretário. Entre as medidas estão evitar compartilhar itens de uso pessoal, evitar aglomerações, apostar na higiene das mãos e de superfícies.
Segundo o secretário-executivo da pasta Élcio Franco, foram feitas reuniões com cinco laboratórios produtores de vacina contra a Covid-19 até o momento, mas as imunizações só serão adquiridas depois de registro na Anvisa. “Não podemos comprar o que não existe”, afirma.