metropoles.com

Governo fará campanha para esclarecer população sobre vacina da Covid-19

Objetivo da pasta é trazer segurança à população sobre a imunização a ser aplicada contra a infecção provocada pelo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metropoles
Porta de sala do ministério saúde
1 de 1 Porta de sala do ministério saúde - Foto: Hugo Barreto/Metropoles

Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (19/11), o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou que a pasta fará uma campanha para informar a população sobre a vacina contra a Covid-19. O objetivo é convencer o brasileiro sobre a segurança da imunização.

A campanha deve começar a ser veiculada entre o final de dezembro e começo de janeiro e incluirá informações sobre a fabricação e o processo de produção de uma vacina.

Quando o ministério tiver definição sobre a vacina a ser aplicada na população, haverá mais uma campanha sobre grupos prioritários, dosagem e locais de aplicação.

De acordo com Medeiros, a ordem de imunização só será definida após os resultados da fase 3 dos estudos clínicos, a depender das características do imunizante adquirido. A pasta também não decidiu ainda se a vacina será oferecida durante o ano inteiro, de forma permanente, ou apenas durante a campanha de vacinação.

“Só teremos essa definição quando houver garantia de eficácia e segurança e registro na Anvisa. Até termos a vacina, cabe a cada um de nós manter as orientações para evitar o contágio. Ainda estamos vivendo um processo pandêmico”, afirmou o secretário. Entre as medidas estão evitar compartilhar itens de uso pessoal, evitar aglomerações, apostar na higiene das mãos e de superfícies.

Segundo o secretário-executivo da pasta Élcio Franco, foram feitas reuniões com cinco laboratórios produtores de vacina contra a Covid-19 até o momento, mas as imunizações só serão adquiridas depois de registro na Anvisa. “Não podemos comprar o que não existe”, afirma.

8 imagens
1 de 8

Arte/Metrópoles
2 de 8

Gui Prímola/Arte Metrópoles
3 de 8

Gui Prímola/Arte Metrópoles
4 de 8

Gui Prímola/Arte Metrópoles
5 de 8

Gui Prímola/Arte Metrópoles
6 de 8

Gui Prímola/Arte Metrópoles
7 de 8

Gui Prímola/Arte Metrópoles
8 de 8

Gui Prímola/Arte Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?