metropoles.com

Governo ainda estuda dia de conscientização contra Covid-19, diz Pazuello

A distribuição em o todo país do chamado “kit Covid-19”, com medicamentos como cloroquina e ivermectina, foi discutida como parte do “Dia D”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
coronavírus ilustração
1 de 1 coronavírus ilustração - Foto: Getty Images

Quase sete meses depois do início da pandemia da Covid-19 no Brasil, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nessa segunda-feira (5/10), em Belo Horizonte, que a pasta ainda trabalha na organização do “Dia D” de conscientização contra o coronavírus. “Não temos a data, mas vai sair”, disse. O ministro esteve na capital mineira para visitar a Fundação Ezequiel Dias (Funed), que faz o processamento de testes de Covid-19 no estado

O “Dia D” estava previsto para acontecer no último sábado (3/10). O planejamento do ministério previa a abertura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para passar orientações sobre o “tratamento precoce” da doença. O ministério esperava que o presidente Jair Bolsonaro tratasse do tema durante sua live semanal nas redes sociais. Havia a expectativa também de um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV. Procurado na época, o Palácio do Planalto não confirmou.

Como parte do “Dia D” foi discutida a distribuição de remédios do chamado “kit Covid-19” em todo o país, que reuniria medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina. A Organização Mundial da Saúde (OMS), até o momento, não reconhece nenhum medicamento como eficaz no tratamento da doença. O ministro não respondeu sobre os motivos do atraso do “Dia D”.

Discussões sobre os remédios dentro do governo derrubaram dois ministros. Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, ambos contrários à utilização de remédios sem comprovação de eficácia pelas autoridades de saúde. Bolsonaro é um defensor da cloroquina e disse que fez uso do remédio.

Na capital mineira, o ministro voltou a defender o “tratamento precoce” da doença, mas não citou os medicamentos que seriam utilizados para isso. Depois de falar sobre a importância de se ter uma rede hospitalar preparada para receber pacientes, disse ser preciso fazer o tratamento da Covid-19 da “forma correta”. “Diagnosticar, tratar o mais rápido possível e o paciente voltar para casa”.

Testes
O Ministério da Saúde vai fazer esta semana em Brasília um balanço sobre os testes que estão sendo realizados com as vacinas que podem ser utilizadas no Brasil contra a Covid-19. “Vamos explicar para toda a imprensa, todo o Brasil, como é cada vacina e em que fase está”, disse o ministro.

“Já alerto que o Sistema Único de Saúde (SUS) trata da vacinação para o país inteiro. Não para um estado ou para outro estado. As vacinas adquiridas pelos SUS irão para o programa nacional de imunização, e serão distribuídas para todos os brasileiros dentro das prioridades necessárias”, acrescentou.

A data exata para a divulgação do balanço não foi revelada pelo ministro. Pazuello, na capital mineira, também participou de encontro com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Prefeitura de Belo Horizonte dentro do World Mosquito Programa (WMP) Brasil, de combate à dengue, zika e chikungunya.

O método prevê a liberação na natureza de mosquitos Aedes aegypti, vetor das doenças, inoculados com um microrganismo intracelular chamado Wolbachia. Segundo a Fiocruz, estudos comprovaram que o microrganismo, quando presente no Aedes aegypti, impede que o vírus das doenças se desenvolva no inseto, impedindo, assim, a transmissão aos seres humanos.

12 imagens
1 de 12

Moises Dias/Metrópoles
2 de 12

Moises Dias/Metrópoles
3 de 12

Moises Dias/Metrópoles
4 de 12

Moises Dias/Metrópoles
5 de 12

Moises Dias/Metrópoles
6 de 12

Moises Dias/Metrópoles
7 de 12

Moises Dias/Metrópoles
8 de 12

Moises Dias/Metrópoles
9 de 12

Moises Dias/Metrópoles
10 de 12

Moises Dias/Metrópoles
11 de 12

Moises Dias/Metrópoles
12 de 12

Moises Dias/Metrópoles

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?