metropoles.com

Gosto musical pode apontar traços de personalidade, sugere pesquisa

Pessoas mais “intensas” gostam mais de gêneros como rock, enquanto “organizados e amáveis” escutam música relaxante e country

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Unsplash/Reprodução
Uma mulher aparece na frente de um fundo amarelo com camiseta cinza de fones de ouvido branco cantando e dançando
1 de 1 Uma mulher aparece na frente de um fundo amarelo com camiseta cinza de fones de ouvido branco cantando e dançando - Foto: Foto: Unsplash/Reprodução

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, o gosto musical de cada um é o suficiente para apontar alguns traços de personalidade. O levantamento, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, definiu 23 estilos de música e pediu que os voluntários de 53 países preenchessem um questionário sobre a sua personalidade e descrevessem seu gosto por cada um dos tipos de som.

Os gêneros musicais foram divididos em cinco grupos. O “suave” (soft rock, R&B e música contemporânea com letras românticas e sons mais lentos), “intenso” (rock clássico, punk, heavy metal e power pop), “contemporâneo” (música eletrônica, rap, latina e euro-pop), “sofisticado” (música clássica, ópera e jazz) e “despretensioso” (música relaxante e country).

Segundo os pesquisadores, pessoas extrovertidas preferem canções do gênero “contemporâneo”, enquanto indivíduos mais organizados e amáveis tendem a gostar das músicas do grupo “despretensioso”. Os ansiosos e pessimistas parecem escutar mais músicas “intensas”.

“Ficamos surpresos com o quanto esses padrões entre música e personalidade se replicaram em todo o mundo. As pessoas podem estar divididas por geografia, idioma e cultura, mas se um introvertido em uma parte do mundo gosta da mesma música que os introvertidos em outro lugar, isso sugere que a música pode ser uma ponte muito poderosa. A música ajuda as pessoas a se entenderem e encontrarem terreno comum”, explica o principal autor do estudo, David Greenberg.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?