Com transmissão humana, gorilas contraem Covid-19 em zoológico dos EUA
A infecção ocorreu após contato com um funcionário assintomático, que já estava com a imunização completa
atualizado
Compartilhar notícia
Um zoológico de Atlanta, nos Estados Unidos, informou que gorilas testaram positivo para a Covid-19 após contato com um funcionário assintomático. De acordo com o Atlanta Journal-Constitution, cerca de 13 primatas foram infectados. Ao todo haviam 20.
O funcionário já tinha completado a vacinação e usava equipamento de proteção. A instituição afirmou que aguarda o resultado de novos exames após enviar amostras para o Laboratório Nacional de Serviços Veterinários em Ames, Iowa.
O zoológico destacou que o caso mostra que os humanos conseguem transmitir o vírus para os bichos, mas que ainda não há evidências de que o contrário também possa ocorrer. O diretor de saúde da organização, Sam Rivera, afirmou que o ocorrido gera preocupação.
“As equipes estão monitorando de perto os gorilas afetados e têm esperança de que farão uma recuperação completa. Eles estão recebendo o melhor atendimento possível. Ficamos preocupados com a ocorrência dessas infecções porque nossos protocolos de segurança no trabalho com grandes macacos e outras espécies mais suscetíveis são extremamente rigorosos desde o início da pandemia”, afirmou Rivera em comunicado divulgado pelo jornal O Globo.