metropoles.com

Gorduras do bem: o que são e qual sua importância para a saúde

Ao contrário das gorduras contraindicadas na dieta, as gorduras do bem são benéficas para o organismo, principalmente a saúde vascular

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Castanhas colhidas
1 de 1 Castanhas colhidas - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Hoje é o Dia da Saúde e Nutrição (31/03), oportunidade para debater e avaliar práticas nutricionais e a importância de comer bem pensando na saúde e bem-estar. E, dentre os diversos pontos do corpo que se beneficiam de uma dieta equilibrada, a saúde vascular se destaca, especialmente quando falamos do consumo de gorduras do bem.

Apesar da noção de que as gorduras devem ser evitadas a todo custo na alimentação para uma vida mais saudável, existem algumas que são consideradas benéficas. Conhecidas como ácidos graxos insaturados, elas têm uma série de benefícios para o sistema vascular, ajudando a proteger contra doenças cardiovasculares e melhorando a circulação sanguínea de diversas maneiras.

Presentes em alimentos fontes de ômega-3, como abacates, nozes, amêndoas, castanhas, azeite de oliva e peixes, elas apresentam efeitos positivos no perfil lipídico.

Benefícios das gorduras do bem

De acordo com a médica cirurgiã vascular Cristienne Souza, da Venous, o aumento do colesterol HDL (colesterol bom) e a redução do colesterol LDL (colesterol ruim) estão entre esses efeitos positivos.

“O acúmulo de colesterol LDL nas paredes das artérias pode levar à aterosclerose, um fator de risco significativo para doenças cardíacas”, explica. Além disso, as gorduras boas possuem propriedades anti-inflamatórias.

“A inflamação crônica é um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardíacas, e os ácidos graxos insaturados, como os ômega-3, têm a capacidade de reduzir a inflamação no corpo”, completa Cristienne.

Como diferenciar uma gordura boa de uma ruim

Por outro lado, o consumo em excesso de gorduras prejudiciais à saúde, as trans e saturadas, está associado a um maior risco de doenças cardiovasculares. E, para diferenciar uma gordura boa de uma gordura prejudicial,  Cristienne destaca que é importante prestar atenção a alguns detalhes.

“As gorduras boas são líquidas à temperatura ambiente. Por outro lado, aquelas prejudiciais à saúde são sólidas à temperatura ambiente. Além disso, são comumente encontradas em fontes de origem animal e alimentos processados. Também estão muito presentes em carnes gordurosas, produtos de laticínios integrais, alimentos fritos e muitos produtos industrializados”, alerta a cirurgiã.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?