Pode comer goiaba todos os dias? Veja quais são os benefícios da fruta
A goiaba é uma fruta rica em fibras e nutrientes. Nutricionista explica os benefícios de incluí-la na alimentação diária
atualizado
Compartilhar notícia
Comer goiaba todos os dias pode ser mais do que um hábito saboroso. Rica em fibras, antioxidantes e com uma variedade considerável de vitaminas, a fruta não apenas agrada ao paladar, como também oferece uma série de benefícios para o corpo.
Quando incluída na alimentação diária, a goiaba colabora para a saúde gastrointestinal, fortalece as defesas do organismo e pode, até mesmo, auxiliar na perda de peso.
A nutricionista esportiva Rayanne Marques, de Brasília, lembra que, de maneira geral, recomenda-se consumir entre 2 a 4 porções de frutas por dia. De acordo com ela, uma goiaba média, com peso entre 100 e 150 gramas, pode ser considerada como uma das porções. “Uma dieta com o objetivo de emagrecimento deve ser calculada individualmente, mas uma fruta média é uma boa escolha, pois dá saciedade e tem poucas calorias”, aponta.
Pode comer todo dia?
A goiaba pode ser consumida todos os dias dentro de uma dieta equilibrada. Ela é bastante nutritiva, o que a torna uma boa escolha para a inclusão regular na alimentação.
Rayanne lembra, entretanto, que é importante variar os alimentos para garantir a ingestão de uma ampla gama de nutrientes.
Confira alguns benefícios da goiaba:
1 – Variedade de nutrientes
A goiaba é uma fruta rica em vitamina C, fibras, antioxidantes e potássio. O consumo fortalece o sistema imunológico.
2 – Saúde da pele
“O consumo diário de goiaba pode beneficiar a saúde da pele devido ao aporte de vitamina C e antioxidantes. Esses nutrientes promovem a produção de colágeno, protegem contra danos causados pelos radicais livres, mantêm a pele hidratada e contribuem para uma aparência saudável e jovem”, esclarece Rayanne.
3 – Controle do açúcar
A ingestão da fruta pode ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue, pois a fruta tem baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, que retardam a absorção de açúcar e melhoram a sensibilidade à insulina.
4 – Redução do colesterol
Por ser rica em fibras solúveis, como a pectina, a goiaba ajuda no controle do colesterol, pois facilita a eliminação de gordura nas fezes.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!