Compartilhar notícia
A informação “contém glúten” é frequentemente ignorada ou vilanizada por algumas pessoas nos supermercados. Porém, muita gente nem sabe o que é a substância. A nutróloga Vera Shukumine, da Sami Saúde, explica que o ingrediente nada mais é que uma proteína vegetal.
“O glúten é um alimento natural presente em cereais, como trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Muitos acreditam que ele é um carboidrato vilão, mas a verdade é que é uma proteína vegetal. É um tipo de gel que deixa uma massa elástica quando adicionamos água. Por exemplo: ao adicionar farinha e água para fazer uma massa, percebemos que a consistência do alimento muda”, afirma Vera.
Glúten faz mal?
“Contrariando muitas embalagens, ainda não há comprovação científica de que o glúten faz mal à saúde. Inclusive, ao retirá-lo completamente da dieta, é preciso repor os benefícios que a substância traz. Seria necessário incluir alimentos ricos em fibras na alimentação, como legumes, frutas e vegetais”, orienta a nutróloga.
Remover o glúten da dieta emagrece?
“Estudos comprovam que deixar de comer glúten não emagrece. Muitos observam essa reação ao cortar a substância porque também tiram carboidratos e gorduras da dieta. Cortá-lo de uma hora para outra e sem necessidade pode ser prejudicial: mudanças radicais em um organismo saudável fragilizam o intestino e deixam uma porta aberta para outras doenças”, constata Vera.
Leia a matéria completa no site Sport Life, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.