metropoles.com

Glutamato monossódico: entenda o que é e para que serve

Aditivo é muito comum em alimentos ultraprocessados. Em excesso, o glutamato monossódico pode favorecer o desenvolvimento de doenças

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Imagem mostra colher de pau cheia de pó granulado branco - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra colher de pau cheia de pó granulado branco - Metrópoles - Foto: GettyImages

Glutamato monossódico (MSG) é o sal feito a partir do ácido glutâmico, um aminoácido não essencial utilizado como aditivo alimentar para realçar sabor. Porém, o consumo traz receio para quem preza pelo bem-estar.

“Em exagero, faz mal, sim. Com aspecto semelhante ao sal de cozinha, o glutamato possui sódio e, por consequência, o seu consumo exagerado pode levar a doenças como obesidade, pressão alta, dano hepático e problemas cardiovasculares”, explica a nutricionista Flávia Gregorini.

Ela pontua que o MSG é uma substância neurotóxica e disruptora endócrina, agindo de forma semelhante a uma droga. “O glutamato monossódico libera hormônios de bem-estar e prazer. Isso pode levar a um consumo exagerado e contribuir para a síndrome metabólica”, acrescenta.

Na hora da dúvida, sempre vale a pena consultar a embalagem do produto. Os dois nomes oficiais são glutamato monossódico e glutamato de sódio, mas também pode ser identificado pelo número internacional INS 621.

Quais os efeitos colaterais do glutamato monossódico?

Algumas pesquisas citam dor de cabeça, urticárias, sono, náuseas e ganho de peso como efeito colateral do exagero da substância. No entanto, ainda não há comprovação dessa relação direta. “Os estudos que demonstraram esses sintomas usaram doses elevadas do aditivo, o que não é possível alcançar em uma alimentação equilibrada. O que vemos na prática clínica é que o consumo excessivo favorece a retenção de liquidos”, esclarece a nutricionista.

Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?