Compartilhar notícia
Durante a gestação, a saúde da mulher precisa de um acompanhamento especial. Muitas dúvidas surgem em relação à alimentação, exercícios físicos e uso de medicamentos. Uma pergunta comum entre as praticantes de atividades físicas é: mulheres grávidas estão liberadas para fazer musculação?
“É possível fazer musculação durante a gestação. Não só é possível, mas é recomendado. Alguns ajustes precisam ser feitos em relação ao exercício e a intensidade do treino. Principalmente evitando a hipóxia porque isso pode ser risco ao feto. Os casos que não são recomendados são por recomendação médica”, afirma o professor Cleiton Augusto Libardi, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
Questionado sobre os demais cuidados que uma gestante precisa ter na hora desse exercício, Cleiton citou que se deve levar em consideração que o centro de massa está deslocado, que há uma acentuação da lordose lombar e da cifose toráxica.
Outro comentário é de que esse trabalho precisa ser feito sem a “manobra de valsalva”, que é o bloqueio da respiração. Ou seja, essa ação precisa ser concluída de modo que a mulher gestante respire naturalmente e chegue até o ponto do desconforto para interromper a série.
Veja mais informações sobre o assunto no site SportLife, parceiro do Metrópoles.