metropoles.com

Gestante descobre cisto no ovário que cresceu até ficar maior que bebê

Americana foi diagnosticada na sétima semana de gestação. Porém, cisto cresceu com os hormônios da gravidez e chegou a ter 17 centímetros

atualizado

Compartilhar notícia

Unsplash/Reprodução
Foto de mulher grávida
1 de 1 Foto de mulher grávida - Foto: Unsplash/Reprodução

Durante um exame de rotina com sete semanas de gravidez, a americana Eve Lincoln, 36, descobriu que tinha um pequeno cisto no ovário direito. Por conta da gestação, os médicos indicaram que ela não deveria passar por cirurgia para removê-lo e que ele provavelmente não causaria problemas.

Porém, na 23ª semana de gravidez, Eve foi hospitalizada com a barriga muito inchada. Durante o atendimento, os profissionais de saúde descobriram que a bolsa de líquido tinha aumentado de tamanho. Segundo os médicos, os hormônios da gestação acabaram “alimentando” o cisto, e por isso ele cresceu tanto.

Porém, a cirurgia ainda não era recomendada, a não ser que Eve sentisse dores fortes, o que aconteceu nos dias seguintes. A americana foi internada sem conseguir andar e descobriu que o cisto cresceu de nove para 17 centímetros em apenas uma semana e pesava quase dois quilos — a bolsa de líquido já era duas vezes maior do que o bebê que a americana gestava.

“Era tão grande que parecia outro saco amniótico, mas vazio. Estava claro que tinha um bebê e uma bolsa cheia de líquido”, lembra, em entrevista ao jornal The Sun.

Eve passou por vários exames para detectar se o cisto era cancerígeno, mas os testes mostraram que a bolsa estava cheia de sangue e fluido, ou seja, não era um tumor. Ainda assim, os médicos decidiram fazer a cirurgia para retirar o cisto.

“Foi muito assustador quando me explicaram o risco que o bebê estaria correndo durante a cirurgia, porque poderia desencadear o trabalho de parto. Eles fizeram um corte maior do que o normal, já que não poderiam empurrar o bebê e arriscar uma contração do útero”, conta a americana.

Eve ficou com uma cicatriz de 12 centímetros, mas o cisto foi retirado, e o bebê sobreviveu à cirurgia e nasceu saudável. Hoje, ela alerta que as mulheres que souberem da existência de cistos no ovário devem tratar o problema antes de engravidar.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?