Gestante descobre cisto no ovário que cresceu até ficar maior que bebê
Americana foi diagnosticada na sétima semana de gestação. Porém, cisto cresceu com os hormônios da gravidez e chegou a ter 17 centímetros
atualizado
Compartilhar notícia
Durante um exame de rotina com sete semanas de gravidez, a americana Eve Lincoln, 36, descobriu que tinha um pequeno cisto no ovário direito. Por conta da gestação, os médicos indicaram que ela não deveria passar por cirurgia para removê-lo e que ele provavelmente não causaria problemas.
Porém, na 23ª semana de gravidez, Eve foi hospitalizada com a barriga muito inchada. Durante o atendimento, os profissionais de saúde descobriram que a bolsa de líquido tinha aumentado de tamanho. Segundo os médicos, os hormônios da gestação acabaram “alimentando” o cisto, e por isso ele cresceu tanto.
Porém, a cirurgia ainda não era recomendada, a não ser que Eve sentisse dores fortes, o que aconteceu nos dias seguintes. A americana foi internada sem conseguir andar e descobriu que o cisto cresceu de nove para 17 centímetros em apenas uma semana e pesava quase dois quilos — a bolsa de líquido já era duas vezes maior do que o bebê que a americana gestava.
“Era tão grande que parecia outro saco amniótico, mas vazio. Estava claro que tinha um bebê e uma bolsa cheia de líquido”, lembra, em entrevista ao jornal The Sun.
Eve passou por vários exames para detectar se o cisto era cancerígeno, mas os testes mostraram que a bolsa estava cheia de sangue e fluido, ou seja, não era um tumor. Ainda assim, os médicos decidiram fazer a cirurgia para retirar o cisto.
“Foi muito assustador quando me explicaram o risco que o bebê estaria correndo durante a cirurgia, porque poderia desencadear o trabalho de parto. Eles fizeram um corte maior do que o normal, já que não poderiam empurrar o bebê e arriscar uma contração do útero”, conta a americana.
Eve ficou com uma cicatriz de 12 centímetros, mas o cisto foi retirado, e o bebê sobreviveu à cirurgia e nasceu saudável. Hoje, ela alerta que as mulheres que souberem da existência de cistos no ovário devem tratar o problema antes de engravidar.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.