metropoles.com

Gestante de 42 anos é 1ª pessoa a morrer pela variante Delta no Brasil

Paciente veio do Japão e faleceu em 18 de abril. Análise genômica da Fiocruz confirmou cepa indiana do coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
Coronavírus
1 de 1 Coronavírus - Foto: Pixabay

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou, na sexta-feira (25/6), que a variante Delta do coronavírus, identificada pela primeira vez na Índia, provocou a morte de uma gestante de 42 anos no estado em abril. O caso aconteceu na cidade de Apucarana e se trata do primeiro registro de morte pela variante Delta no país.

A paciente residia no Japão e havia chegado ao Brasil em 5 de abril. Antes de embarcar, ela fez um teste para Covid-19 com resultado negativo. Dois dias depois de chegar ao estado, ela começou a sentir sintomas respiratórios e um novo teste revelou a infecção.

Em 15 de abril, a paciente precisou ser internada devido ao agravamento dos sintomas e, em 18 de abril, após a realização de uma cesariana de emergência, ela faleceu.

O recém-nascido, prematuro de 28 semanas, ficou internado até o dia 18 de junho e teve o resultado do exame negativo para a infecção da Covid-19. Atualmente, o bebê está saudável e segue em acompanhamento pelo serviço médico do município.

Na última sexta, o resultado da análise genômica realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou que a paciente tinha sido infectada pela variante Delta da Covid-19.

A Secretaria de Saúde do Paraná afirma, no entanto, que não há transmissão comunitária no estado. A primeira paciente com a variante indiana foi registrada também em Apucarana, e a filha dela era amiga próxima da gestante que faleceu. A hipótese da Vigilância em Saúde é de que a paciente que veio do Japão teria transmitido a doença para a amiga que, em seguida, teria passado para a mãe.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?