Compartilhar notícia
Uma das recomendações médicas para aliviar as dores, sejam elas musculares ou crônicas, é usar a temperatura a seu favor. No entanto, muitos pacientes não sabem o que escolher entre o gelo ou a bolsa térmica. A resposta vai depender do tipo de dor.
O médico ortopedista David Gusmão diz que o calor é recomendado após exercícios físicos intensos. “Quando um paciente sente dores após um longo período de caminhada ou atividades de alto impacto, o ideal é aplicar calor em casos de dores, por exemplo, no quadril. Isso pode ser feito através de uma bolsa de água quente colocada sobre a área afetada ou até mesmo desfrutando de um banho quente relaxante”, sugere.
O especialista afirma que o frio é usado para um quadro inflamatório agudo, como ocorre após um trauma ou exercícios pesados. Gusmão alerta, porém, para que não apliquem o gelo diretamente na pele, pois pode piorar as dores.
“Em situações de corridas intensas, jogos esportivos ou exageros em atividades físicas, torna-se aconselhável aplicar uma bolsa de gelo envolvida em pano sobre a região dolorida. O frio ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação e proporciona alívio”, explica o ortopedista.
Leia a matéria completa no site SportLife, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.