metropoles.com

Gel de açúcar faz cabelos crescerem tanto quanto minoxidil, diz estudo

Pesquisa feita com camundongos mostrou que gel pode levar a um crescimento de pelos muito semelhante ao dos animais que não tinham calvície

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida de pessoa em frente ao espelho analisando a calvície - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de pessoa em frente ao espelho analisando a calvície - Metrópoles - Foto: Getty Images

Uma das maiores vaidades masculinas é o cabelo. Porém, a calvície é transmitida geneticamente para alguns homens. Neles, o fluxo de testosterona (o hormônio masculino dominante) leva a uma progressiva redução dos fios que costuma se manifestar ao redor dos 30 anos, especialmente nas “entradas” e na “coroa” sobre a cabeça.

Existem vários tratamentos de aplicação na pele ou em comprimidos que tentam diminuir a queda dos fios ou mesmo reverter a alopecia androgenética, mas eles nem sempre são eficazes. Mesmo tratando, homens com a condição genética costumam ter uma queda capilar maior do que aqueles que não a possuem.

Uma nova pesquisa científica, chefiada por dermatologistas da Universidade de Sheffield, na Austrália, entretanto, pode ter descoberto uma possibilidade de tratamento eficaz e que pode neutralizar a calvície quase por completo.

O estudo, publicado na revista científica Frontiers in Pharmacology (2/7), indicou que a aplicação de uma dose de gel enriquecido com um tipo de açúcar, a 2-desoxi-D-ribose (2dDR), pode estimular o cabelo a crescer novamente com efeitos semelhantes à aplicação de minoxidil, o tratamento tópico padrão ouro para estimular o retorno das madeixas.

Em testes feitos com camundongos, tanto o minoxidil quanto o gel de açúcar promoveram de 80 a 90% de recrescimento capilar nos animais com calvície induzida. A combinação dos tratamentos, no entanto, não fez muita diferença nos resultados.

A ideia de usar o açúcar surgiu a partir de uma pesquisa anterior, de 2021. O estudo apontou que o tratamento com gel de 2dDR foi capaz de estimular uma boa cicatrização em ratos e, de quebra, levou a um aumento da quantidade de pelos.

Pesquisa comparou diversos tratamentos contra a calvície

Para avaliar o impacto da substância nos cabelos, a nova pesquisa foi feita dividindo ratos de idades semelhantes em seis grupos de três animais. O primeiro deles, um controle batizado de NC, teve a pelagem totalmente raspada e foi acompanhada por 21 dias para acompanhar o crescimento dos pêlos.

Os outros animais, porém, receberam um tratamento feito com suplementos de testosterona para induzir a dificuldade de crescimento dos pêlos, um efeito semelhante ao que o hormônio tem no corpo de homens com calvície.

Os animais induzidos à alopecia foram divididos em cinco grupos: o primeiro deles (T1) não recebeu qualquer tratamento. O T2 obteve aplicações apenas do gel que foi usado no estudo, mas sem o enriquecimento de açúcar. O T3 recebeu o gel com o açúcar. No grupo T4 foi testada a eficácia das aplicações de minoxidil e no último conjunto de animais (T5) foi feita uma combinação de minoxidil e do gel açucarado.

Ratos tratamento calvicie minozidil gel de açúcar
Diversos grupos de tratamento para a calvície em que foi testado o uso do gel e do minoxidil para estimular o crescimento de cabelo

Os animais sem alopecia tiveram um crescimento capilar de 6,04 milímetros ao longo das três semanas de observação. Os grupos que receberam os tratamentos tiveram resultados semelhantes: T3 com 6,2 mm; T4 com 6,1 mm e T5 com 6,02 mm. Nos grupos sem tratamento, o crescimento ficou estagnado na casa dos 2 mm.

Não só altura dos fios foi avaliada, como também a espessura, o que revela a força dos cabelos novos. O grupo sem testosterona extra alcançou 204 µm, semelhante aos índices alcançados pelos grupos com tratamento (de 187 a 201 µm) e quase 30% mais grossos que os fios de animais com alopecia que não receberam medicações (140 µm em média).

Para os pesquisadores, a nutrição à pele dada pelo gel pode ser a explicação para os bons resultados observados. “A pesquisa que fizemos está em estágio inicial, mas os resultados são promissores e justificam uma investigação mais aprofundada. No futuro, isso pode oferecer outra abordagem para tratar essa condição, tão simples quanto usar um açúcar desoxirribose natural para aumentar o suprimento de sangue para os folículos capilares e estimular o crescimento do cabelo”, afirma a professora Sheila MacNeil, que comandou a investigação, em entrevista ao site da universidade.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?