Gato é infectado pela variante britânica do coronavírus na Itália
O felino apresentou problemas respiratórios dez dias depois de seus donos serem diagnosticados com a Covid-19. Todos se recuperam bem
atualizado
Compartilhar notícia
Um gato de estimação criado na cidade de Novara, no norte da Itália, foi diagnosticado com a variante britânica do novo coronavírus. Este é o primeiro caso da infecção da variante em animais no país.
O felino passou a apresentar problemas respiratórios dez dias depois de seus donos também receberem o laudo positivo para a Covid-19 provocada pela variante do Reino Unido.
O caso foi confirmado com testes feitos pelo Instituto de Pesquisa de Saúde Animal de Piemonte, Ligúria e Vale de Aosta. Tanto os donos quanto o gato se recuperam da infecção.
O chefe da Prevenção da Região do Piemonte, Bartolomeo Griglio, disse à agência de notícias Ansa que a “positividade do gato não deve gerar alarmes”.
“Não há evidências científicas de que (animais domésticos) desempenhem um papel na disseminação do Covid-19. O contágio inter-humano continua sendo a principal forma de propagação da doença”, afirmou Griglio.
Os cientistas do instituto pedem que infectados pelo coronavírus evitem o contato próximo com animais de estimação para protegê-los. Eles também afirmam que não há motivos para acreditar que animais domésticos possam transmitir o vírus Sars-CoV-2 para humanos, uma vez que, até aqui, só são conhecidos casos em os donos infectaram pets e não o contrário.
Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano: