Gata é o primeiro animal a testar positivo para Covid-19 no Brasil
Pet não desenvolveu sintomas mas teve a infecção comprovada por exame do tipo RT-PCR
atualizado
Compartilhar notícia
Cientistas da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, relataram o primeiro caso de animal de estimação contaminado pelo novo coronavírus no Brasil. Trata-se de uma gata de poucos meses de vida que pegou a doença dos donos.
Exames do tipo RT-PCR confirmaram os diagnósticos da família – um casal e uma criança pequena – e do pet. A criança e o animal permaneceram assintomáticos, enquanto os adultos adoeceram, segundo o jornal O Globo.
A professora da UFMT responsável por relatar o caso, Valéria Dutra, trabalha no hospital onde o casal deu entrada para tratar a doença. Por ser veterinária, ela teve o cuidado de perguntar se eles possuíam algum animal de estimação e sugeriu que a gata fosse testada.
Os pesquisadores investigam a possibilidade de outro gato e um cachorro também terem contraíram o vírus de seus donos. Os pets são de pessoas que estavam em uma festa familiar realizada em setembro na qual a família, provavelmente, se contaminou.
Outros casos
O primeiro caso de um gato infectado pelo novo coronavírus foi registrado em meados de março, na Bélgica. Na sequência foram registrados casos nos Estados Unidos, Reino Unido e outros países. Até o momento não existem evidências de que animais domésticos transmitam o vírus para pessoas.
Um estudo da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, encontrou evidências de que os gatos infectados pelo novo coronavírus desenvolvem uma resposta imunológica robusta e são resistentes à reinfecção.
Assim como a gata brasileira, os animais que participaram da pesquisa norte-americana não apresentaram qualquer sintoma relacionado à Covid-19, mas tinham capacidade de infectar outros gatos pelo contato direto, por até cinco dias.