metropoles.com

Garota de 13 anos, saudável, acorda paralisada depois do Natal

Diagnosticada com doença rara, que acomete uma cada um milhão de pessoas, a menina está hospitalizada e recuperando os movimentos aos poucos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nayeli Dalton/Unsplash
cadeira de rodas
1 de 1 cadeira de rodas - Foto: Nayeli Dalton/Unsplash

A adolescente Isabel Kirby, 13 anos, acordou saudável no dia do Natal de 2019. Brincou com os irmãos e a família, ganhou uma televisão nova, aproveitou a ceia, mas, no fim do dia, começou a sentir dores e câimbras nas pernas. Sem alarde, decidiu ir dormir na esperança de que o mal-estar melhorasse. Porém, na manhã seguinte, a menina acordou sem movimentos da cintura para baixo.

No hospital, a estudante foi diagnosticada com mielite flácida aguda, uma doença rara, relacionada à poliomielite, que costuma aparecer depois de infecções enterovirais — um tipo muito comum de virose. De acordo com os médicos, o vírus provavelmente está na medula espinhal de Isabel, ou danificando-a ou provocando uma resposta errada do sistema imune, que estaria atacando o sistema nervoso central.

Os cientistas ainda não entendem exatamente como funciona a infecção, mas ela foi identificada pela primeira vez em 2014 e apresentou aumento de casos a cada dois anos. A chance de desenvolver a doença é de uma em um milhão.

Isabel está usando cadeira de rodas, fazendo fisioterapia e tratamento com plasma sanguíneo. Ela recuperou um pouco do movimento do quadril e está voltando a sentir as pernas, mas não há previsão de alta.

(Com informações do portal Daily Mail)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?