Garota de 13 anos, saudável, acorda paralisada depois do Natal
Diagnosticada com doença rara, que acomete uma cada um milhão de pessoas, a menina está hospitalizada e recuperando os movimentos aos poucos
atualizado
Compartilhar notícia
A adolescente Isabel Kirby, 13 anos, acordou saudável no dia do Natal de 2019. Brincou com os irmãos e a família, ganhou uma televisão nova, aproveitou a ceia, mas, no fim do dia, começou a sentir dores e câimbras nas pernas. Sem alarde, decidiu ir dormir na esperança de que o mal-estar melhorasse. Porém, na manhã seguinte, a menina acordou sem movimentos da cintura para baixo.
No hospital, a estudante foi diagnosticada com mielite flácida aguda, uma doença rara, relacionada à poliomielite, que costuma aparecer depois de infecções enterovirais — um tipo muito comum de virose. De acordo com os médicos, o vírus provavelmente está na medula espinhal de Isabel, ou danificando-a ou provocando uma resposta errada do sistema imune, que estaria atacando o sistema nervoso central.
Os cientistas ainda não entendem exatamente como funciona a infecção, mas ela foi identificada pela primeira vez em 2014 e apresentou aumento de casos a cada dois anos. A chance de desenvolver a doença é de uma em um milhão.
Isabel está usando cadeira de rodas, fazendo fisioterapia e tratamento com plasma sanguíneo. Ela recuperou um pouco do movimento do quadril e está voltando a sentir as pernas, mas não há previsão de alta.
(Com informações do portal Daily Mail)