metropoles.com

Chegou aos 40 anos? Veja como adaptar treino e ganhar massa muscular

Nutróloga e nutricionista explicam o que ocorre com o corpo a partir dos 40 anos e o que é necessário para ganhar massa muscular

atualizado

Compartilhar notícia

Pexels
Homem e mulher fazendo exercício de prancha no chão - Metrópoles
1 de 1 Homem e mulher fazendo exercício de prancha no chão - Metrópoles - Foto: Pexels

A partir dos 40 anos de idade, do ponto de vista funcional, o organismo humano começa a entrar em declínio. Os hormônios já não são produzidos com a mesma eficácia de anos anteriores, o que torna o indivíduo mais propenso ao desenvolvimento de doenças e à dificuldade em ganhar massa muscular.

Segundo a médica nutróloga Liliane Oppermann, autora do livro “7 semanas para emagrecer, mudar o pensamento e a vida”, o auge funcional do ser humano é aos 25 anos. “Depois disso, ele entra em uma curva descendente de algumas funções, que fica mais íngreme aos 40”, destaca.

“No entanto, alguns hábitos de vida, como alimentação e atividades físicas, permitem que alguém de idade avançada seja tão funcional quanto alguém de 25 anos”, pondera a médica.

O nutricionista Omar Faria Neto lembra que é importante adotar uma alimentação equilibrada com os macronutrientes necessários para atingir o ganho de massa muscular a partir dos 40 anos. “Escolha alimentos ricos em ômega 3, proteínas magras, carboidratos complexos, frutas de baixo índice glicêmico e encontre o equilíbrio entre eles para atingir o ganho de massa muscular”, orienta.

Quanto ao treino, algumas adaptações são necessárias para ganhar massa muscular aos 40 anos. Confira exemplos:

1. Varie as atividades físicas

Mude os exercícios regularmente para evitar adaptação — com o tempo, os mesmo movimentos podem não funcionar mais. Alterne entre máquinas, pesos livres e exercícios com o peso do corpo.

2. Ajuste a carga

Aumente gradualmente a carga para desafiar os músculos. Para equilibrar, diminua o número de repetições e faça a elevação do volume do peso — assim, é possível manter a intensidade. “Mantenha um intervalo de descanso adequado para recuperar o fôlego, mas não tão longo a ponto de esfriar”, afirma Liliane.

3. Descanse

O sono também é importante, pois ele permite a recuperação muscular e é quando ocorre o crescimento dos músculos. “Durma bem e evite o estresse excessivo, que pode prejudicar os ganhos musculares”, aconselha a médica.

0

4. Priorize a musculação

Faça exercícios de musculação antes do aeróbico para otimizar o crescimento muscular. Evite longas sessões de ginástica para evitar entrar em estado catabólico: no processo, o corpo usa os próprios tecidos para produzir energia.

5. Seja paciente

Ganhar massa muscular leva tempo e consistência. Portanto, evite mudanças drásticas e dê tempo para que seu corpo se adapte às novas demandas.

“Lembre-se: o corpo se adapta, e a chave é a variedade e a progressão gradual. Consultar um profissional de educação física ou um fisioterapeuta para um programa personalizado também é uma ótima ideia para alcançar seus objetivos de forma segura e eficaz”, enfatiza Liliane.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?