metropoles.com

Gamer desenvolve osteoporose ao beber 3 litros de refrigerante por dia

Neto Silva, 21 anos, conta que jogava 18h por dia e foi diagnosticado com osteoporose após sentir dores nos ossos e dificuldade para andar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
@smokeeoficial/ Instagram
Imagem colorida: rapaz de 21 anos jogando no computador - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: rapaz de 21 anos jogando no computador - Metrópoles - Foto: @smokeeoficial/ Instagram

Com apenas 21 anos, o gamer José Neto, mais conhecido como Neto Silva, descobriu ter osteoporose, uma condição que afeta grande parte da população idosa, mas é rara entre os jovens. Segundo os médicos responsáveis pelo paciente, o diagnóstico precoce é relacionado ao estilo de vida nada saudável do rapaz, que diz consumir cerca de três litros de refrigerante todos os dias, além de café e energéticos para permanecer acordado jogando.

Em entrevista ao portal R7 publicada nesta terça (7/3), o influenciador contou que a dedicação aos jogos fez com que ele trocasse antigos hábitos saudáveis por má alimentação e sedentarismo. Ele passava cerca de 18 horas sentado em frente ao computador jogando.

“Cheguei até a substituir a água para beber refrigerante. Eu precisava disso para me manter acordado e jogar durante 18 horas para me manter no top 1 global de Free Fire”, afirma.

Neto Silva conta que começou a sentir muitas dores no corpo, nas costelas e dificuldade para encontrar uma posição para dormir. No início, o problema era atribuído à má postura por ficar longas horas sentado, até que um dia ele resolveu sair para correr e não conseguiu se sustentar por muito tempo, torcendo os pés.

Testes de densitometria óssea mostraram que o rapaz estava com osteoporose primária do tipo 2, conhecida como osteoporose senil. A condição é associada à diminuição da massa óssea, tornando os ossos mais porosos e frágeis, propensos a fraturas. No tipo senil, ela se desenvolve por causa do envelhecimento e da falta de cálcio, e é mais comum em pessoas idosas, acima de 70 anos.

O ortopedista Pedro Labronici, diretor da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (Trauma), explica que a condição não é comum em jovens, quando o metabolismo está em pleno funcionamento, mas pode ocorrer devido a fatores secundários, como a combinação entre sedentarismo, alimentação e falta de exposição à vitamina D, que ajuda na captação do cálcio e sua fixação nos ossos.

“O osso é um depósito de cálcio. Quando a paratireoide não funciona ou está faltando cálcio no corpo, o organismo tende a tirar o cálcio desse depósito, o que torna os ossos porosos e mais frágeis”, explica Labronici.

De acordo com o médico José Octavio Soares Hungria, presidente da Trauma, a cafeína ou refrigerantes à base de cola reduzem a absorção de cálcio pelo aparelho digestivo. Energéticos entram na mesma categoria, e a quantidade dessas substâncias está diretamente relacionada à piora do quadro.

“O estilo de vida tem mudado bastante, essa digitalização do mundo, trabalho home office, bastante uso de internet, tudo isso tem tornado as pessoas mais sedentárias, ficando mais tempo dentro de casa, sem tomar sol, que é um fator importante na ativação da vitamina D”, afirma Hungria.

Tratamento

Segundo Labronici, pacientes jovens têm mais facilidade para reverter o quadro de osteoporose. O primeiro passo do tratamento é fazer mudanças simples na alimentação, como cortar a ingestão de refrigerantes, café e energéticos; aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio; iniciar a prática de atividades físicas; e se expor ao sol.

“Não é comum nessa idade, mas tem tratamento e é mais fácil de reverter do que em pessoas de mais idade”, afirma o médico.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?