Além do estresse: conheça outras funções do cortisol no organismo
O cortisol é essencial para nossa sobrevivência e desempenha um papel fundamental em diversas funções do corpo
atualizado
Compartilhar notícia
O nosso corpo é como uma orquestra, e o cortisol é o maestro que rege a música. Ele é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, localizadas acima dos rins, que desempenha um papel central na resposta do organismo ao estresse, bem como em muitos outros processos importantes.
De acordo com o médico Antônio Ribas, especialista em emagrecimento, hipertrofia e performance humana, o cortisol é conhecido como o “hormônio do estresse” porque é liberado em situações estressantes.
Portanto, quando você enfrenta uma situação desafiadora, como uma apresentação importante ou uma emergência, as glândulas suprarrenais liberam cortisol no seu corpo. “Isso prepara você para a ação, aumentando a energia, a atenção e a resistência”, diz o médico.
Outras funções do cortisol no organismo
Contudo, ele não está associado apenas ao estresse, já que desempenha diversas outras funções essenciais, detalha o especialista. Confira:
- Regulação do metabolismo: o cortisol ajuda a controlar o açúcar no sangue, a gordura e o metabolismo das proteínas. Isso é fundamental para manter o equilíbrio energético do seu corpo;
- Função anti-inflamatória: em situações de lesão ou inflamação, o cortisol age como um anti-inflamatório natural, reduzindo a inflamação e aliviando os sintomas;
- Suporte ao sistema imunológico: em níveis normais, o cortisol ajuda a regular o sistema imunológico, mantendo-o equilibrado e evitando respostas imunológicas excessivas.
Confira a lista completa e como manter bons níveis de cortisol no organismo no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!