metropoles.com

Fumar gosma de sapo pode ser benéfico contra depressão, diz estudo

As pessoas inalaram vapor produzido a partir da secreção desidratada do animal. Os índices de depressão diminuíram 18% um dia após o teste

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mcamcamca, Flickr
sapo gosma
1 de 1 sapo gosma - Foto: Mcamcamca, Flickr

Uma substância leitosa expelida das glândulas de um sapo norte-americano pode ajudar a aliviar os sintomas da depressão, conforme aponta um estudo publicado na revista científica Psychopharmacology. A análise foi feita a partir de um vapor inalado pelos participantes, produzido da gosma do animal desidratada e depois fumada.

O Bufo alvarius, também conhecido como Sapo do Rio Colorado, vive no sudeste dos Estados Unidos e no norte do México. O anfíbio já aparece em relatos indígenas, mas sem grande comprovação médica. O líquido liberado pelo bicho contém um composto chamado 5-MeO-DMT. A substância é um psicodélico da classe das triptaminas presente em outros alucinógenos, como o chá ayahuasca, também conhecido como Santo Daime.

A pesquisa foi feita com base na experiência de 42 participantes que inalaram o vapor. O objetivo era medir os efeitos 24h após o consumo e novamente após quatro semanas do uso. Somente 24 participantes completaram os testes até as últimas semanas. De acordo com os resultados, os níveis de depressão diminuíram 18% um dia após a inalação do composto, a ansiedade reduziu 39% e o estresse, 27%. Quatro semanas depois, os resultados foram maiores: as taxas de depressão baixaram 68% e as de ansiedade e estresse, 56% e 48%, respectivamente.

Apesar dos resultados bem-sucedidos, ainda não se sabe ao certo como a substância age como antidepressivo, mas o estudo aponta que o 5-MeO-DMT pode estimular a formação de novos neurônios no cérebro.

Um outro estudo, conduzido na universidade de Johns Hopkins, mostrou que uma forma sintética do 5-MeO-DMT também tem efeitos positivos no tratamento da depressão e da ansiedade. Nesse caso, 80% dos participantes apresentaram melhora.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?