Conheça fruta tropical inusitada que é fonte de proteínas e vitamina C
Em meio às recomendações de frutas exóticas para compor a dieta, uma velha conhecida dos brasileiros também pode oferecer benefícios
atualizado
Compartilhar notícia
Nos últimos dias, frutas tropicais presentes no Brasil, mas que são mais difíceis de encontrar nas feiras, ganharam popularidade na internet por seus benefícios à saúde. Uma delas é o murici, que chamou a atenção pelo alto teor de vitamina C e de proteínas. Nutricionistas esclarecem, porém, que há uma fruta tropical bem mais presente nas mesas brasileiras e que pode oferecer benefícios semelhantes.
Trata-se da goiaba. A ingestão do alimento traz vários benefícios ao organismo, entre eles a melhora da sensibilidade à insulina, reduzindo o risco de diabetes, e o controle do colesterol ao estimular a eliminação de gordura nas fezes.
Goiaba, uma fruta completa
A goiaba, especialmente a de polpa vermelha, é uma fruta com alta concentração de vitamina C e de proteínas. Ela possui aproximadamente 2,8 gramas de proteína para cada 100 gramas: pode parecer pouco, mas é uma das maiores concentrações de proteínas em frutas. O abacate, por exemplo, um queridinho dos frequentadores de academias, tem proporcionalmente apenas 70% das proteínas da goiaba e a banana não chega a 30%.
Quanto à vitamina C, a goiaba possui aproximadamente 228,3 mg do nutriente a cada porção de 100 gramas, proporcionalmente quatro vezes mais do que a laranja.
“Além do aporte de vitamina C, a goiaba tem muitos antioxidantes. Esses nutrientes são ótimos para combater o envelhecimento celular e ajudam a pele a ter uma aparência mais viçosa ao promover a produção de colágeno e proteger contra os danos causados pelos radicais livres”, afirma a nutricionista esportiva Rayanne Marques, de Brasília.
Os benefícios da goiaba, claro, não se restringem apenas à vitamina C e às proteínas. Em artigo publicado no Metrópoles, a nutricionista Thaiz Brito destaca também que a fruta tem alta quantidade de fibras. “O melhor é ingerir a fruta inteira, incluindo as sementes, para ter um aporte ainda maior de fibras”, diz ela.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!