Conheça fruta tropical excelente para a saúde dos olhos e do coração
Variar a oferta de alimentos na dieta é o primeiro passo para ter uma saúde regular. Conheça a fruta que é rica em vitaminas A e C e fibras
atualizado
Compartilhar notícia
Uma alimentação saudável inclui diversificar as fontes de nutrientes presentes nas refeições. Uma excelente forma de colocar essa dica em prática é aproveitar as opções de frutas disponíveis no Brasil para não cair na rotina.
O tamarindo, por exemplo, é uma fruta tropical caracterizada pelo seu sabor ácido. O suco é a forma mais comum de consumo, mas ele também pode fazer parte do preparo de doces e licores e como tempero de carnes e peixes.
A polpa do tamarindo é rica em vitaminas A e C, fibras, antioxidantes e minerais, como destaca o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A combinação é excelente para a saúde da visão e do coração, além de proporcionar outros benefícios para o organismo.
“O tamarindo tem desempenhado papéis fundamentais na medicina tradicional como medicamento anti-inflamatório e analgésico. Estudos recentes apontaram o extrato dele como um promissor tratamento antimicrobiano e antiviral”, explica a nutricionista Beatriz Fausto, que atende em Brasília.
De acordo com a nutricionista, as sementes do tamarindo são ricas em compostos antioxidantes e os extratos das folhas contêm flavonóides (naringenina, epicatequina, catequina e apigenina), polifenóis, betacaroteno e vitamina C.
Os flavanóides são um tipo de composto encontrado em algumas frutas, vegetais, chá e nozes. Eles são conhecidos principalmente por regular a pressão arterial e proteger a saúde cardiovascular. “Dessa forma, o tamarindo pode oferecer benefícios para o controle da inflamação, da diabetes e fortalecimento do sistema imunológico, bem como ajudar no equilíbrio da microbiota intestinal”, afirma Beatriz.
Tamarindo é fonte de fibras
Variar o cardápio com frutas ricas em fibras é interessante para manter a boa saúde do corpo — e o tamarindo é uma boa opção para melhorar a dieta neste sentido. As fibras funcionam como prébióticos e alimentam as bactérias boas do intestino.
“Sem uma quantidade adequada das fibras, a diversidade e a abundância de bactérias benéficas diminui, o que pode comprometer a função imunológica, a digestão e a absorção de nutrientes”, contou a nutricionista Letícia Vieira, do Centro Clínico Mantevida, em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Consumo moderado da fruta
Apesar de rica em nutrientes e fazer bem para a saúde, o tamarindo concentra uma grande quantidade de calorias. Por isso, seu consumo deve ser moderado: trinta gramas por dia são suficientes para garantir os benefícios da fruta.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!