Conheça fruta prima do açaí que pode ser usada para tratar obesidade
Pesquisas feitas no Brasil indicam que fruta prima do açaí pode ter benefícios para controlar a obesidade e melhorar desempenho na academia
atualizado
Compartilhar notícia
Uma fruta nativa do Brasil pode ser a dose extra de energia que falta para melhorar o desempenho na academia: trata-se da juçara. A fruta é uma prima do açaí, natural da Mata Atlântica, e nasce de uma palmeira muito usada para a produção de palmito. O fruto, muitas vezes desperdiçado, pode ser usado em sucos e molhos.
Pesquisas científicas recentes têm estudado os benefícios da juçara. Uma delas, divulgada por nutricionistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2023, indicou que a fruta pode trazer benefícios para atletas devido à abundância de antocianinas na composição do fruto.
“Alimentos de cor roxa e vermelha costumam ter uma grande quantidade do bioativo. No caso da juçara, outras substâncias ativas do fruto, como os ácidos fenólicos, carotenoides, ácido ascórbico, vitamina E, zinco e selênio também têm sido associadas a benefícios para a saúde pelos seus efeitos antioxidantes e por aumentar o fluxo sanguíneo durante o exercício”, explicou a nutricionista Cândice Laís Knöner Copetti, líder do estudo, em comunicado à imprensa na época.
Fruta melhorou desempenho de atletas
A pesquisa de Cândice foi feita com 20 homens ciclistas que pedalavam no mínimo seis horas por semana. Eles tiveram um desempenho 8,4% melhor após consumir suplementos de juçara, em média.
Além dos benefícios da antocianina, outro composto do fruto pode ter levado aos resultados, segundo os pesquisadores. Foram encontrados altos níveis de glutationa nos exames dos atletas. A substância é um antioxidante que melhora o processo de respiração celular e reduz a sensação de fadiga durante e após a atividade física.
O fruto também pode promover aumento do colesterol bom no organismo e a melhora da defesa antioxidante em adultos, reduzindo os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce.
Juçara também combate a obesidade
Outro estudo que aponta benefícios da juçara indica que a planta melhora a microbiota intestinal ao estimular a multiplicação de bactérias benéficas à digestão. Essa capacidade da planta a torna capaz de reverter processos inflamatórios e, por isso, poderia ser usada no tratamento da obesidade, segundo uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
“Em ratos, uma pequena porção de juçara ajudou a diminuir a inflamação no intestino que está relacionada à obesidade”, contou a líder do estudo Veridiana de Rosso em entrevista à Fapesp em abril deste ano.
A proteína que promove a inflamação celular diminuiu 19 vezes em animais que tiveram o extrato da prima do açaí incluída em sua alimentação. Veridiana destaca que, em estudos feitos com pessoas obesas em 2020, a fruta não apenas reduziu os marcadores inflamatórios como também aumentou a concentração de colesterol bom (HDL) e diminuiu a gordura corporal.
“Além de possuir uma concentração de antocianinas até quatro vezes maior do que o açaí, a juçara tem um teor alto de fibras e ácidos graxos mono e poliinsaturados que agem de forma integrada, beneficiando a microbiota”, concluiu a pesquisadora.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!