Ciência aponta fruta capaz de prevenir o declínio cognitivo
Pesquisa feita na Universidade de Cincinnati, nos EUA, aponta fruta que pode ter efeitos surpreendentes para a memória e o humor
atualizado
Compartilhar notícia
Os pesquisadores da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, sugerem que comer uma xícara de morangos por dia pode melhorar o humor e reduzir o risco de demência. A descoberta foi publicada na revista Nutrientes, em 19 de outubro.
Ao longo de 12 semanas, voluntários na meia idade e com excesso de peso receberam suplementos feitos com extrato de morangos – a concentração de nutrientes era semelhante à de uma xícara com fruta. Os pesquisadores avaliaram se esse ajuste na dieta era capaz de melhorar o desempenho cognitivo e a saúde metabólica dos voluntários.
Na faixa etária dos voluntários, começa a ocorrer um declínio na memória. Além disso, excesso de gordura abdominal, resistência à insulina e a obesidade tendem a aumentar a inflamação do corpo, inclusive no cérebro.
Suplemento à base de fruta
Trinta adultos com idades entre 50 e 65 anos participaram do estudo. Todos tinham comprometimento cognitivo leve e índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 25, considerado sobrepeso.
Duas semanas antes de o experimento começar, os voluntários foram orientados a evitar o consumo de qualquer tipo de frutas vermelhas. Nas 12 semanas da pesquisa, metade das pessoas recebeu 13 gramas do suplemento em pó e a outra metade um placebo para ingerir todos os dias.
Testes cognitivos feitos antes e depois do consumo do suplemento mediram as habilidades dos participantes em controlar e regular pensamentos, emoções e atitudes diante dos conflitos ou de distrações.
Os testes também foram usados para avaliar a capacidade de lembrar de palavras, a função da memória de longo prazo e o humor.
Benefícios
Os resultados mostraram que as pessoas que receberam o placebo não se saíram tão bem em testes de memória e concentração.
Por outro lado, os resultados foram melhores para aqueles que receberam o suplemento. Eles mostraram menos erros ao lembrarem de uma lista de palavras, por exemplo.
As pessoas que tomaram o suplemento também demonstraram níveis mais baixos de sintomas depressivos e maior disposição para atividades cotidianas e relações sociais. “Esta melhoria relativa do humor experimentada implica melhor capacidade de enfrentamento emocional e níveis mais baixos de estresse”, afirmam os pesquisadores no trabalho.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!