metropoles.com

Fruta melhora sono e colesterol se consumida diariamente. Saiba qual

Pesquisa apresentada na Nutrition 2024 mostrou benefícios de uma fruta específica para reduzir colesterol e melhorar qualidade de sono

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Frutas dispostas em um fundo branco: maçãs, abacate, laranja, romãs e mirtilos. - Metrópoles - Alzheimer - avocado
1 de 1 Frutas dispostas em um fundo branco: maçãs, abacate, laranja, romãs e mirtilos. - Metrópoles - Alzheimer - avocado - Foto: Getty Images

Os alimentos que ingerimos impactam diretamente na nossa saúde, tanto para o bem quanto para o mal. Uma nova pesquisa científica inclui uma fruta prima do abacate, o avocado, na lista dos altamente benéficos.

Segundo os pesquisadores, o consumo diário de avocado foi associado a melhor qualidade do sono, redução do colesterol e queda no risco de doenças cardíacas.

Feito por pesquisadores da Penn State University, dos Estados Unidos, o estudo avaliou a saúde de 969 voluntários que comeram um avocado por dia durante seis meses.  Os resultados foram apresentados na Nutrition 2024, congresso de nutricionistas dos EUA, realizado no início do mês em Chicago.

“As análises mostram que os avocados melhoram os fatores de risco cardiovascular ao reduzir o colesterol total e o LDL-C sem afetar negativamente o peso corporal”, afirmou a médica Janhavi J. Damani, uma das autoras da pesquisa, ao site de divulgação científica Healio.

Os resultados das pessoas que consumiram avocados por seis meses foram comparados com os das pessoas que limitaram a ingestão a menos de duas frutas por mês.

Quais os benefícios observados na ingestão da fruta?

Os participantes tiveram indicadores de saúde cardiovascular avaliados, incluindo a qualidade do sono e da dieta, a pressão arterial, a glicemia, o IMC, a exposição à nicotina, a atividade física e os níveis de lipídios no sangue. Embora ambos grupos tenham tipo pontuações totais parecidas, os indivíduos do grupo que ingeriram avocado diariamente tiveram leves melhoras.

“A pontuação geral de saúde cardiovascular pareceu ter uma tendência de queda no período final do estudo, o que não foi observado no grupo suplementado com avocado”, afirmou a pesquisadora, sugerindo que pesquisas mais longas sejam feitas para revelar benefícios maiores.

O grupo que comia a fruta teve melhores pontuações em saúde do sono, em qualidade da dieta e em níveis de lipídios no sangue, com aproximadamente 3 pontos de diferença com o grupo controle.

A médica acrescentou que a principal lição para os profissionais de saúde “é dar mais ênfase ao aumento da qualidade da dieta por meio de mudanças benéficas no padrão alimentar geral”. O estudo foi financiado pela Hass Avocado Board, um grupo empresarial de popularização da fruta.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?