Frio é fator de risco adicional para os casos de Covid-19, sugere estudo
Uma pesquisa na Índia encontrou associação na relação entre a temperatura média de um país e o número de casos do novo coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo feito na Índia e publicado na revista Public Health encontrou associação significativa na relação entre a temperatura média de um país e o número de casos de Covid-19. De acordo com os pesquisadores, o frio do inverno aumenta a propagação da doença.
Os dados foram coletados do fim de março a meados de abril. Por meio de métodos estatísticos, os cientistas perceberam que a maioria dos países severamente afetados pelo novo coronavírus até então estava geograficamente situada em latitude semelhante a Wuhan, cidade chinesa onde foi registrado o primeiro caso de Covid-19.
Isso significa que países em latitudes mais altas/climas mais frios tenderam a apresentar mais casos da doença do que locais com climas mais quentes e de menor latitude.
O texto destaca que somente três países do hemisfério sul (Austrália, Brasil e Chile) estão localizados perto do Trópico de Capricórnio e, portanto, fogem à regra.
Embora destaque a relação estatística dos casos entre frio e calor, o estudo admite que não tem base científica para explicar como alguns países frios têm casos relativamente mais altos de infecção por coronavírus do que outros.
Isso porque ele não leva em consideração, por exemplo, fatores de comorbidade da população, o que influencia significativamente no contágio e taxa de mortalidade.