Clima frio aumenta as dores no corpo. Veja 6 formas de evitá-las
Clima frio do inverno está diretamente relacionado com manifestações de problemas ósseos, articulares e musculares, causando dores no corpo
atualizado
Compartilhar notícia
Com o começo do inverno, não há o que fazer. As frentes frias avançam por todo o país e junto com elas vem os casos de gripe e as dores no corpo – principalmente ósseas, articulares, musculares e na coluna lombar. Mas por que isso ocorre?
“Quando a temperatura cai é inevitável sentir incômodo ou mal-estar, pois, com o frio, a tendência é a de enrijecer os músculos e ficar mais encolhido para tentar manter o calor corporal. Isso pode gerar tensão muscular, contraturas e má circulação”, explica o fisioterapeuta Cadu Ramos.
“Quando acontece a contração dos músculos dos braços, se forma um aumento da curvatura da coluna dorsal, uma corcunda, o que facilita a manter o corpo aquecido, mas que é muito danoso para a saúde postural”, esclarece Ramos.
Para evitar as contraturas do frio, o fisioterapeuta recomenda agasalhar-se, instalar aquecedor no quarto, espreguiçar-se ao acordar, alongar-se. Além disso, ele orienta a fazer massagens e utilizar bolsas térmicas aquecidas no local das dores para aliviá-las.
Leia a matéria completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.