Compartilhar notícia
Praticar atividade física pode ser ainda mais desafiador durante o clima frio. Isso porque, com as temperaturas baixas, o corpo exige mais do nosso metabolismo para se manter aquecido, e a musculatura tende a ficar enrijecida. Por isso, realizar o aquecimento antes do treinos no inverno é imprescindível para evitar lesões.
O aquecimento diminui as chances de lesões
A coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, a professora Audrei Fortunato Miquelote, explica que os problemas mais comuns deste período do ano são lesões como distensões e estiramentos dos músculos, principalmente nos membros inferiores.
“No outono e no inverno, aquecer o corpo torna-se ainda mais importante, já que demoramos para atingir a flexibilidade necessária para a amplitude ideal dos movimentos quando estamos em temperaturas baixas”, orienta a educadora.
De acordo com Audrei, a frequência cardiorrespiratória ganha ritmo durante os aquecimentos, o que estimula a circulação do sangue e prepara a musculatura para atividades intensas, diminuindo as chances de lesões.
“Para saber o momento ideal para iniciar os exercícios, basta observar se a respiração e os batimentos do coração. Se estiverem mais altos quando comparados ao período de repouso, então podemos começar”, explica a docente. “A preparação deve ser gradativa, para não exigir muito do corpo frio e evitar as chances de lesões e afastamentos”, continua.
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.