Alimentação no frio: saiba por que apetite aumenta e o que comer
O inverno traz o frio, o que faz com que a fome de muitas pessoas aumente. Veja o que fazer para se manter saudável durante a estação
atualizado
Compartilhar notícia
Além de o frio causar aquela vontade de ficar debaixo das cobertas, as baixas temperaturas também podem intensificar o apetite de algumas pessoas. Elas, porém, podem fazer escolhas nutricionais não muito favoráveis à saúde, como comer ultraprocessados ou comidas pesadas.
A nutricionista Fernanda Mangabeira explica que as pessoas sentem mais fome durante períodos frios porque o corpo pede mais calorias como fonte de aquecimento. “O corpo trabalha mais que o normal para manter a temperatura interna. Isso faz com que se queime mais calorias para manter o metabolismo ativo. Então, você gasta uma média de 200 calorias a mais do que em outros períodos do ano”, diz.
Entretanto, o efeito não significa que o indivíduo possa comer de forma desenfreada. O ideal é manter um hábito alimentar equilibrado, pois segundo a cardiologista Mayara Pachêco Gonçalves Martins, o consumo excessivo pode aumentar os riscos de infarto cardíaco e acidente vascular verebral (AVC).
O que comer durante o frio?
Priorize frutas, dispense alimentos pesados e beba bastante água durante o frio.
Leia a matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.