Frenectomia: saiba quando a cirurgia é indicada
O “teste da linguinha” se realiza ainda nos primeiros dias de vida do bebê com o objetivo de identificar a condição precocemente
atualizado
Compartilhar notícia
A frenectomia é uma cirurgia que busca corrigir problemas relacionados aos freios labiais e linguais, popularmente conhecidos como língua presa. No Brasil, a realização do procedimento é crescente e apresenta benefícios para desenvolvimento do bebê e em parte da amamentação.
Segundo o Ministério da Saúde, o número de cirurgias feitas por meio do SUS passou de 28.777 no ano de 2021, para 47.619 no ano de 2023 em todo país. A condição afeta cerca de 18% das crianças. Além de implicar em prejuízos para o bom funcionamento da sucção e da mastigação, a língua presa também pode afetar o desenvolvimento da fala.
A operação é feita por meio de uma cirurgia que, apesar de parecer simples, exige um profissional experiente. Isso porque é fundamental que se entenda questões como a técnica, os critérios e protocolos necessários para o sucesso do procedimento. É o caso da necessidade de um eventual atendimento multidisciplinar.
Diagnóstico
O “teste da linguinha” se realiza ainda nos primeiros dias de vida do bebê com o objetivo de identificar a condição precocemente. Por meio desse teste simples é possível que os profissionais da saúde avaliem a necessidade da frenectomia. Dessa forma, se garante que os bebês possam se desenvolver da maneira adequada desde o início.
De acordo com a odontopediatra Ilana Marques, da IGM Odontopediatria, a língua presa é quando a criança apresenta um frênulo lingual curto. Esse tecido conecta a língua à parte inferior da boca, limitando a movimentação lingual.
Leia a notícia completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!