Alerta! Ver fotos de comida no Instagram pode te engordar
De acordo com a pesquisa, ver fotos de comidas calóricas (e deliciosas) nas redes sociais afeta o humor e aumenta a vontade de comer
atualizado
Compartilhar notícia
Sabe quando você curte a imagem daquela massa deliciosa com queijo derretendo? Apesar de ser irresistível, ficar olhando hipnotizado para as fotos de comida que aparecem no feed do Instagram não é um hábito sem consequências.
Um estudo recente sugere que acompanhar essas receitas disponíveis na rede aumenta o desejo de comer coisas gordurosas, além de afetar negativamente o humor e aumentar os níveis de estresse.
Segundo a pesquisa realizada por cientistas sociais da Universidade de Byblos, no Líbano, ver imagens de comidas excessivamente apetitosas — conhecidas como food porn — induz as pessoas a fazerem escolhas menos saudáveis na alimentação.
Como foi feita a pesquisa?
Publicada na revista Appetite em 18 de janeiro, a pesquisa foi realizada com 63 jovens de 18 a 24 anos. Divididos em dois grupos, os voluntários tinham de navegar por 15 minutos em contas do Instagram.
Os voluntários do primeiro grupo viram um feed repleto de imagens de junk food. Havia muitas fotos de hambúrgueres, batatas fritas e pizzas.
Os integrantes do outro grupo conferiam fotos de animais, de viagens e de natureza. Antes e depois de ver as fotos, os participantes responderam a questionários sobre o seu estado de humor. Além disso, havia um mercado virtual com diferentes tipos de comida disponíveis.
Ao fim do experimento, os entrevistados que viram refeições fizeram escolhas menos saudáveis que os demais.
Instagram como gatilho
Os resultados mostraram que a exposição às imagens de comidas gordurosas foi associada a um aumento da sensação de fome e uma tendência às más escolhas alimentares.
Os pesquisadores alertam que as fotos de comida, mesmo a distância, podem arruinar a sua dieta.
Além disso, também houve piora nas avaliações preenchidas pelos voluntários sobre a forma que eles percebiam seus níveis de estresse, tristeza e exaustão.
Quanto pior as pessoas consideravam suas imagens corporais, descrevendo-se como feias, fora da norma e gordas, mais vulneráveis estavam em responder que sentiram fome e tristeza ao ver as fotos.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!