Folie à deux: entenda doença dos personagens do novo filme do Coringa
Folie à Deux é um transtorno psiquiátrico delirante em que duas pessoas compartilham sintomas psicóticos. Doença será retratada em Coringa 2
atualizado
Compartilhar notícia
Na última semana, o filme Joker: Folie à Deux, que dá sequência à franquia Coringa, ganhou seu segundo trailer oficial. Isso despertou mais uma vez a curiosidade do público acerca da doença que dá nome ao longa.
O que é folie à deux?
Na tradução em português, folie à deux significa “delírio a dois”, termo que resume as implicações da doença. O transtorno delirante induzido é um transtorno psiquiátrico em que dois, três ou mais indivíduos compartilham de sintomas psicóticos.
No caso da folie à deux, o transtorno ocorre exclusivamente entre duas pessoas – o delirante primário e o secundário, explica o psiquiatra e professor Saulo Ciasca. Na sequência de Coringa, as personagens de Joaquin Phoenix e Lady Gaga irão compartilhar o transtorno.
Saulo explica que o delirante primário induz o secundário a acreditar que aquele delírio é realidade. Então, a pessoa passa a crer em tudo o que o primeiro indivíduo está dizendo.
“Em geral, essas duas pessoas têm um relacionamento íntimo e podem estar isoladas por língua, cultura ou geografia. Só uma das pessoas tem o transtorno psicótico genuíno, e os delírios geralmente desaparecem quando as pessoas se separam”, afirma o psiquiatra.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!