metropoles.com

Foco para encarar a semana? Veja 5 maneiras de produzir mais endorfina

Fisiologista explica como elevar a produção do hormônio da felicidade com atitudes simples

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
ilustração: cérebro malhando - Metrópoles
1 de 1 ilustração: cérebro malhando - Metrópoles - Foto: Getty Images

Foco é algo fundamental não apenas para cumprir todas as tarefas e obrigações diárias, mas também para alcançar sonhos e objetivos pessoais. E a maioria das pessoas começa a se empenhar para isso tudo justamente no início da semana. Em contrapartida, a segunda-feira costuma ser um dia não muito agradável.

O choque de retornar para as obrigações após o descanso do final de semana tende a desmotivar alguns indivíduos e atrapalhar o foco para alcançar suas metas pessoais. Seja na vida fitness ou em qualquer outra área, motivação e alegria são combustíveis importantes para conquistar sonhos. E é aí que a endorfina pode te ajudar.

“A endorfina é um hormônio produzido pela hipófise (anterior) no cérebro. O nome vem de endo (dentro) morfina (um analgésico natural)”, explica a especialista em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Débora Garcia.

De acordo com a especialista, a endorfina costuma ser uma ótima aliada da qualidade de vida. Ela proporciona maior satisfação para as pessoas e pode impulsionar a realização de tarefas e a conquista de objetivos. Algo fundamental, por exemplo, para quem quer aumentar o foco no início da semana.

“O que já sabemos é o poder analgésico da endorfina. Traz sensação de bem-estar, conforto, bom humor e alegria. E ainda existem outros benefícios que são atribuídos a ela: diminuir desconforto muscular, ter função na memória e aprendizado, no apetite e no ciclo menstrual”, diz a fisiologista.

Dessa forma, com a ajuda de Débora, separamos cinco maneiras de elevar a produção natural de endorfina no organismo. Confira:

1. Praticar atividades físicas. O exercício físico desencadeia a liberação de mais endorfina no corpo.

2. Não exagerar nos exercícios. No entanto, exageros podem comprometer essa produção.

3. Meditar. A prática é apontada por Débora como uma boa alternativa para melhorar a produção de endorfina no organismo, elevando a sensação geral de bem-estar.

Veja a lista completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?