Adenoma: uso de anabolizante pode causar hemorragia no fígado?
O adenoma no fígado é um tumor benigno relativamente comum entre adeptos de fisioculturismo
atualizado
Compartilhar notícia
O adenoma no fígado é um tumor benigno relativamente comum entre adeptos de fisioculturismo. O quadro não é causado pela prática de exercícios físicos, mas está relacionado à ingestão de hormônios masculinos, que – apesar de proibidos – costumam ser usados para melhorar o desempenho.
Hepatologistas alertam que o consumo de anabolizantes ou o uso excessivo de suplementos pode contribuir para o surgimento de tumores no fígado.
“Tumores desta natureza podem surgir ou aumentar na presença excessiva de hormônios, especialmente de testosterona. Se há oferta constante, eles podem malignizar ou estourar. Além disso, o excesso de hormônios também pode levar a lesões graves no fígado e até a hepatite fulminante, que também é fatal”, explica a hepatologista Liliana Mendes, do Hospital DF Star, em Brasília.
Riscos de adenoma
O Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva também aponta o uso de anabolizantes como uma das principais causas para o aparecimento dos tumores no fígado. Ao lado dele, está o uso de anticoncepcionais hormonais.
Diabetes, complicações na gravidez e esteatose hepática (excesso de gordura no fígado) também podem causar o aparecimento de adenomas.
Vitaminas, chás e ervas
Além do uso de anabolizantes, Liliana também alerta para os riscos envolvidos no consumo de suplementos e produtos naturais. Essas substâncias devem ser usadas sob supervisão médica, pois podem prejudicar o funcionamento do fígado e do sistema digestivo.
“Não é só o uso de hormônios que é perigoso. A combinação de suplementos e polivitamínicos sem recomendação médica pode ser prejudicial ao organismo. Além disso, até produtos naturais, como cháse ervas, podem ser prejudiciais”, explica a médica.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!