Fique por dentro de dicas para doar leite materno
É preciso ter atenção com a higiene das mãos e dos seios e o armazenamento deve ser feito em potes de vidro
atualizado
Compartilhar notícia
O leite materno tem muitos benefícios para a saúde do bebê pois, além de alimentar e hidratar, ele fortalece o sistema imunológico. O que poucos sabem é que o leite materno se transforma de acordo com as necessidades de cada bebê. Ou seja, é um alimento totalmente personalizado. À medida que o bebê mama, o leite vai se tornando cada vez mais gorduroso. E, além de água e gordura, contém vitaminas, açúcares, substâncias anti-inflamatórias, sais minerais, entre outras substâncias.
A orientação do Ministério da Saúde, bem como da Organização Mundial de Saúde (OMS), é que o aleitamento materno, se possível, seja exclusivo até os seis meses de vida do bebê. Depois recomenda-se que a mãe amamente até os dois anos, sendo o leite materno um complemento alimentar.
O Brasil tem 217 unidades de bancos de leite humano, a rede é considerada a maior do mundo de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Só no DF são 14 unidades. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal tem um portal exclusivo para doação de leite materno, que indica como está o estoque, desmistifica algumas informações e dá dicas sobre a coleta segura de leite.
Os bancos de leite são de extrema importância, pois, além de incentivar o aleitamento materno e auxiliar as mães no processo, o local ainda é responsável pela doação do alimento para mulheres que têm dificuldade para amamentar, bebês prematuros ou doentes, que ficam internados em hospitais ou instituições de saúde. As mães que estão produzindo leite em abundância procurar a unidade mais próxima para doar. Há em vários pontos da cidade, entre eles HFA e HRAN, bem como no Hospital Universitário de Brasília.
Se você tem leite suficiente para doar, providencie potes de vidro com tampas plásticas. Depois, ferva os por 15 minutos e deixe os secando em um pano limpo. Na hora da coleta, é necessário usar touca ou lenço na cabeça e cobrir o nariz e a boca com uma máscara. Quem está doando pela primeira vez ou não tem condições de comprar os potes, pode solicitar um kit coleta pelo site ou retirar no banco de leite humano mais próximo.
A higienização correta é essencial na hora da coleta, por isso lave bem com água e sabão as mãos e os braços até o cotovelo e lave as mamas apenas com água. Seque com um pano limpo. Para extrair o leite, é preciso massagear os seios com a ponta dos dedos e fazer movimentos circulares para encher diretamente o pote de vidro. Ao finalizar, identifique o pote com o seu nome completo e data da retirada.
O leite pode ficar 10 dias no congelador ou freezer. A retirada é feita pelo Corpo de Bombeiros e pode ser agendada pelo telefone no número 160, opção 4.