metropoles.com

Fiocruz produz 900 mil doses de vacina contra Covid-19 por dia

A Fundação Oswaldo Cruz prevê a entrega de 18,4 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações até 2 de maio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Fiocruz
fiocruz
1 de 1 fiocruz - Foto: Divulgação/Fiocruz

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está trabalhando em ritmo acelerado para cumprir com as entregas das vacinas previstas no cronograma do Ministério da Saúde.

Desde a última semana de março, o instituto conseguiu alcançar a marca diária de 900 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, fabricadas em duas linhas de produção do país. A produção semanal varia entre 5 e 6 milhões de imunizantes.

Com o aumento da capacidade de produção, a Fiocruz prevê a entrega de 18,4 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até 2 de maio. O próximo passo, segundo a fundação, é expandir a produção com a entrada do segundo turno de trabalho, que permitirá a fabricação de até 1,2 milhão de doses ao dia.

Vacinas entregues

Cerca de 8,1 milhões de doses foram entregues ao PNI até a última sexta-feira (2/4), sendo 4 milhões importadas da Índia e 4,1 milhões produzidas internamente.

Outras 11 milhões estão na etapa de processo de controle de qualidade, obrigatório antes da distribuição para os estados pelo PNI. O procedimento dura cerca de 20 dias para cada leva ser verificada.

Em nota divulgada nesta terça-feira (6/4), a Fiocruz esclareceu que a produção de vacinas em Bio-Manguinhos “segue rígidos protocolos de controle de qualidade estabelecidos internacionalmente, o que pode acarretar na redução ou no aumento nas previsões de entregas no cronograma semanal que a Fundação tem divulgado à sociedade”.

Este fator justificaria a redução no número total de doses prevista para esta semana, passando de 3,2 milhões de doses para 2 milhões.

“As doses que deixarão de ser entregues estão em análise e deverão ser encaminhadas ao PNI nas próximas semanas”, informou.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 funcionam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?