Fiocruz pretende vacinar 130 milhões de brasileiros contra Covid-19 em 2021
Resultados obtidos pela vacina de Oxford nos ensaios clínicos permitirão que 30% a mais de pessoas sejam imunizadas inicialmente
atualizado
Compartilhar notícia
O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marco Krieger, afirmou que a previsão da entidade é vacinar 130 milhões de pessoas com a imunização desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca, até o final de 2021. A informação foi dada em entrevista à Globonews nesta segunda-feira (23/11).
A ideia é que metade do grupo seja vacinado em cada semestre, considerando que serão administradas duas doses por pessoa. No Brasil, a Fiocruz é responsável por produzir a imunização Oxford/AstraZeneca. De acordo com informações divulgadas hoje, a vacina tem eficácia de até 90%.
Segundo os resultados do ensaio clínico, a combinação mais efetiva sugere que o paciente receba meia dose na primeira aplicação e uma dose na segunda. De acordo com Krieger, isso possibilitará aplicar vacinas em 30% a mais de pessoas do que o previsto inicialmente.
“A grande vantagem do protocolo é que [ele] traz esse benefício adicional”, explica.