Fiocruz encontra anticorpos contra coronavírus em cão e gato de rua
Levantamento encontrou proteínas de defesa no soro sanguíneo dos animais. Nenhuma das amostras coletadas mostrou infecção ativa
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo feito pela Fiocruz encontrou anticorpos contra o coronavírus em um cachorro e um gato de rua no Rio de Janeiro. A pesquisa, publicada no final de março na revista científica Plos One, analisou amostras de 96 animais, sendo 49 gatos e 47 cachorros — na amostra, foram incluídos bichos de estimação e de rua, que foram acolhidos por ONGs recentemente.
Os anticorpos foram encontrados no soro dos animais. Os animais também foram testados pelo método PCR para verificar infecção em curso, e o vírus não foi encontrado em nenhuma amostra.
Não é a primeira vez que sinais de infecção são detectados em animais não domésticos. Levantamentos internacionais já encontraram o vírus ou anticorpos em bichos de rua ou que vivem em zoológicos. A Organização Mundial de Saúde e a comunidade científica afirmam que cachorros e gatos podem pegar a Covid-19 de humanos, mas não há registros de que a transmissão contrária – dos pets para os humanos – ocorra.