metropoles.com

Fiocruz divulga nota técnica sobre a importância de vacinar crianças

Documento da Fiocruz ressalta que vacinação contra Covid-19 para pessoas de 5 a 11 anos vai reduzir número de mortes nessa faixa etária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Vacinação crianças
1 de 1 Vacinação crianças - Foto: Getty Images

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou uma nota técnica alertando sobre a importância de que as crianças sejam vacinadas contra a Covid-19. O documento foi publicado nesta terça-feira (28/12) e ressalta que a imunização de pessoas de 5 a 11 anos vai reduzir o número de mortes pela doença nessa faixa etária.

Além disso, o texto também considera que a vacinação de crianças vai diminuir a transmissão do coronavírus, sendo uma estratégia fundamental para o retorno presencial das atividades escolares.

A nota técnica da Fiocruz considera: “Ainda que em proporções de agravamento e óbitos inferiores aos visualizados em adultos, as crianças também adoecem por Covid-19, são veículos de transmissão do vírus e podem desenvolver formas graves e até evoluírem para o óbito. Eventos adversos pós-vacinais são raros nas avaliações conduzidas e menos frequentes que o risco de complicações e óbito pela Covid-19”.

Com o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de oferecer a vacina contra Covid-19 para crianças a partir de 5 anos de idade, a Fiocruz considera a imunização como de grande relevância.

“A Fiocruz ratifica a importância da vacinação contra Covid-19 para crianças e adolescentes, conforme aprovação pela Anvisa que se seguiu à análise técnica rigorosa, e segundo experiências de segurança na vacinação desse grupo, já iniciada em outros países”, afirma o texto.

A nota técnica recorda que o poder de transmissão da variante Ômicron traz preocupação para indivíduos não vacinados, fazendo das crianças abaixo de 12 anos um grande alvo dessa e de outras variantes.

“Manter a atualização do calendário vacinal de crianças e adolescentes é indispensável para que estes possam se desenvolver em plenitude e, como tal, a incorporação da vacinação contra Covid-19 ao calendário do PNI (Programa Nacional de Imunização) é ferramenta importante no controle da pandemia”, diz a nota técnica da Fiocruz.

Complicações

O documento também considera o impacto da Covid-19 em crianças na faixa etária pediátrica. Dados indicam que 64% das crianças e adolescentes acometidos pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, associada ao coronavírus, tinham menos de 9 anos. Com a condição, a necessidade de internação em UTI foi de 44,5% das crianças hospitalizadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?