metropoles.com

Fiocruz busca voluntários para pesquisa sobre saúde mental na pandemia

Fundação procura profissionais de saúde do DF e MS para colaborarem em pesquisa sobre alterações no cotidiano provocadas pela Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Máscara em médica
1 de 1 Máscara em médica - Foto: iStock

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está em busca de médicos, dentistas, técnicos em saúde bucal, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos e técnicos em farmácia que atuem no Distrito Federal e no Mato Grosso do Sul para participar de uma pesquisa sobre a saúde mental de trabalhadores na pandemia de coronavírus. Os interessados devem preencher um formulário virtual no site da fundação.

Além de entender como a pandemia de Covid-19 tem impactado a saúde mental dos profissionais, a pesquisa tem como objetivo fomentar estratégias eficazes de suporte a esses trabalhadores. Além da Fiocruz Brasília e da Fiocruz Mato Grosso do Sul, participam do estudo a Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso do Sul e as Universidades Federal e Estadual de Mato Grosso do Sul.

De acordo com Débora Dupas, pesquisadora da Fiocruz Mato Grosso do Sul, trabalhadores da saúde estão propensos a apresentar quadros de estresse, depressão e ansiedade por conta da sobrecarga de trabalho e pelo próprio manejo da doença, já que o tratamento está em constante evolução.

A queda na saúde mental destes profissionais pode resultar em mais pedidos de licença e afastamento do trabalho, dificultando o atendimento aos pacientes infectados pelo Sars-CoV-2.

“A situação pode refletir negativamente na vida destes profissionais, mesmo após a pandemia, e no cuidado à saúde da população. Com a análise dos dados, pretendemos elucidar um novo caminho para fomentar estratégias no processo de prevenção e reabilitação no âmbito da saúde do trabalhador, ressignificando o tratamento do sofrimento humano, permitindo um novo olhar sobre o cuidado e a humanização, e contribuindo tanto no gerenciamento da atual crise sanitária como em eventuais crises no futuro”, reforça Débora.

Se você é profissional de saúde no Distrito Federal, clique aqui para responder à pesquisa “O impacto dos transtornos mentais no trabalhador e no trabalho em saúde no contexto da pandemia da Covid-19”.

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?